Educação Ambiental fazendo Arte

A utilização do lúdico como referência para as ações educativas, busca enriquecer as formas de comunicação.

Teatro e contação de história
OBS: Pendente conteúdo introdutório

E eu com isso?

A peça “E eu com isso?”, escrita pela jornalista Francicleide Palhano, integrante da equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental da CPRH, vem sendo encenada desde 2007 em teatros e escolas do Estado. Dirigida por Ricardo Mourão e Renata Phaelante, a peça traz um texto flexível, que se adapta ao espaço (no formato esquete) e ao tema principal de abordagem, como água ou florestas.

A peça conta a história de um menino que se preocupa com a água dos rios, antes limpa e melhor aproveitada por todos, com o desaparecimento de áreas de florestas e com a diminuição da ocorrência de animais. O texto mostra que estes são problemas de todos e que o questionamento egoísta “e eu com isso?” não faz sentido nos dias de hoje: o cuidado coletivo com o planeta pode beneficiar cada um de nós!

Em 2011, numa iniciativa inédita na história da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), deficientes visuais foram o público-alvo do esquete “Árvores: E eu com isso?”, realizado no Instituto Antônio Pessoa Queiroz, conhecido como Instituto dos Cegos, no bairro das Graças. Cerca de vinte deficientes e seus familiares receberam, de forma lúdica, informações sobre os cuidados com o meio ambiente através do esquete encenado pela Pé de Arte Produções.

Lata Late?

Encenado em 2010, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente da CPRH, o texto Lata Late? apresenta conceitos de reciclagem, reuso e reaproveitamento de materiais como metal, vidro, papel e plástico. O rico figurino e o texto divertido são aliados desse instrumento de educação ambiental, cada vez mais bem aceito pelo público infanto-juvenil.

A história da Gota Gaiata

Uma gotinha de água comprometida com a causa do meio ambiente é a estrela desse espetáculo, apresentado durante a Semana da Água, em março de 2009. Alunos de escolas públicas municipais e estaduais assistiram à peça no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, e na escola Mardônio Coelho, no bairro da Bomba do Hemetério.

Cacá Caranguejo

O espetáculo Cacá Caranguejo fala sobre a poluição dos manguezais, que ameaça várias espécies de vida. Durante o Mês do Meio Ambiente 2011, cerca de quatro mil estudantes tiveram acesso ao texto da CPRH, que tinha como personagens principais um caranguejo, uma catadora de mariscos, um especulador imobiliário e uma muda de pitombeira. O espetáculo teatral Cacá Caranguejo estreou no Teatro Dona Lindu, no Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho) e esteve em cartaz até o dia 10, no teatro do Sesc de Casa Amarela. A temporada foi encerrada no auditório do Colégio Salesiano, no município de Carpina.

Verdinha Vira-vira

A história Verdinha Vira-Vira tomou vida na interpretação da contadora profissional Érica Verçosa em auditórios, livrarias e espaços alternativos da cidade, durante o Mês do Meio Ambiente da CPRH, em junho de 2011. Em vinte minutos, as aventuras de uma árvore que vira peixe e pássaro conduzem à reflexão sobre o tratamento dispensado pelo homem ao meio ambiente. Para conquistar o público, o clima de fantasia é favorecido pela ambientação, com o colorido da chita e a inserção de cantigas de domínio público.

Pé de História

Pé de História, texto criado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e encenado pela companhia teatral Pé de Arte Oficina de Criação, é um instrumento a serviço da educação ambiental e foi apresentado pela primeira vez como parte das atividades do Mês do Meio Ambiente 2013 da Agência. No espetáculo, uma menina conversa com uma árvore e descobre os problemas gerados pelo desmatamento e os perigos de brincadeiras como soltar balões em períodos de festa. Qual é o caminho? uma indagação que a menina faz e que tem um forte apelo: continuar ignorando os problemas ambientais ou transformar-se em agente defensor do meio ambiente? Pé de História tem a pretensão de levar a essa reflexão.

A história de Chico e Tortuga

Em livro ou encenada na praia para moradores e turistas, a história de Chico e Tortuga encanta pelas situações engraçadas e muito comuns ocorridas no litoral de Pernambuco. Chico é um caranguejo muito esperto e agitado que se une à tartaruga Tortuga e ao aratu Manu numa aventura pelo litoral de Pernambuco. De norte a sul, os amigos mobilizam pessoas para se juntarem à campanha de cuidados com o ambiente de praia, desde boas práticas na areia até o respeito com os banhistas e a fauna marinha. Um personagem inconsequente ajuda a mostrar as atitudes ecologicamente incorretas: é o veranista Eusébio, cheio de ginga, mas pouco preocupado com o ambiente natural. Chico e Tortuga é uma história engraçada e cheia de informações importantes, que faz refletir de forma lúdica sobre alguns aspectos da legislação ambiental que trata do litoral pernambucano, como utilização de veículos na faixa de areia, área permitida para embarcações no mar, prática de jogos na praia, difusão de música alta no ambiente, cuidados com os recifes de coral e outros.