Quem vai salvar o rio?

Lançada em formato impresso em 2018, o áudio book Quem vai salvar o rio? apresenta o apelo de um peixe, que se debate no rio poluído e pergunta aos outros animais: “Quem vai salvar o rio?”. Cada um deles tem uma resposta e uma desculpa para a omissão. Quer saber no que dá esse apelo do peixe? O arte educador Paulo André vai te contar.

 

 


DVD Verão Ambiental: Projeto Verão Ambiental 2013


Agenda Ambiental na Administração Pública

O programa “Agenda Ambiental na Administração Pública”, conhecido pela sigla A3P, tem como principal objetivo sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades administrativas (rotineiras).
Os vídeos a seguir disseminam entre os servidores públicos, portanto, a consciência ambiental, incentivando o combate a todas as formas de desperdício de recursos naturais, o descarte adequado dos resíduos e a inclusão de critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações dos órgãos do Estado.

Vídeo 1

Vídeo 2


DVD Verão Ambiental: Essa é a nossa praia!

Vídeo lançado em outubro de 2011 para subsidiar as ações de educação ambiental do Projeto Verão Ambiental: Essa é a nossa praia! Aborda temas como poluição sonora, trágefo de veículos terrestres em faixa de praia, cuidados ao visitar recifes de coral e manguezais, descarte adequado do lixo e outros temas relacionados à preservação do meio ambiente e ao bem estar de veranistas e turistas que frequentam os municípios costeiros durante o verão.

Download do vídeo

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4


DVD Resíduos Sólidos

Produzido em 2009, o vídeo trata sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos, que prejudica o meio ambiente, provoca enchentes e traz problemas de saúde à população. Em dez minutos, a problemática do lixo doméstico, industrial e hospitalar ganha abordagem de alerta – o trabalho nos lixões, o consumo desenfreado, as consequências para o planeta. Depoimentos da CPRH, Apevisa e Ministério Público de Pernambuco reforçam a importância do cidadão comum no processo de preservação ambiental: é preciso reduzir o consumo, reciclar o que for possível e dar o destino correto aos resíduos produzidos.

Download do vídeo

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7 Parte 8


DVD Navegando no canal de Santa Cruz

O Complexo Estuarino do Canal de Santa Cruz é um dos ecossistemas mais importantes do litoral do Estado de Pernambuco, em virtude de sua grande biodiversidade e produtividade primária e secundária, representando uma unidade ecológica de grade significado ambiental e socioeconômico. A APA de Santa Cruz foi crida com a finalidade de proteger a diversidade biológica e os recursos hídricos, disciplinar o processo de ocupação do solo, preservar paisagens notáveis e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, com a preservação de seu patrimônio natural, histórico e cultural.

Download do vídeo

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7 Parte 8


DVD Mata da Pimenteira, coração da caatinga

O Parque Estadual Mata da Pimenteira tem como objetivos contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da Caatinga, incentivar a implantação de ações que promovam a recuperação das áreas degradadas, proteger as espécies endêmicas e as espécies raras ameaçadas de extinção. Criado em 2012, o Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no Município de Serra Talhada-PE, é uma Unidade de Conservação da Natureza que incentiva atividades de estudos e monitoramento ambiental, que promove a educação, a interpretação ambiental e apoia o desenvolvimento sustentável na região.

Download do vídeo

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7 Parte 8


DVD Militando pela conservação

A estação Ecológica de Caetés (ESEC de Caetés) poderia ser um aterro sanitário, se não fosse o empenho da Comunidade de Caetés I, de associações ambientalistas e de outras entidades, que embargaram a obra na década de 1980. O remanescente faz parte da Floresta Atlântica que em muitas regiões já desapareceu devido à ação do homem. Nele podem ser encontrados significativos exemplares da flora e da fauna típicos da Região Nordeste.

Download do vídeo

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7 Parte 8


DVD Protetores da biodiversidade e sustentabilidade

Criada em 1997, a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe (APA de Guadalupe) tem o objetivo de proteger e conservar os sistemas naturais e essenciais à biodiversidade, especialmente os recursos hídricos, visando a melhoria da qualidade de vida da população local, a proteção dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável. De uma beleza especial pelos seus recursos naturais que incluem manguezais, remanescentes de mata atlântica, mata de restinga, cordões de arrecifes, a área da APA de Guadalupe é composta por uma diversidade de ambientes e atividades econômicas.

Download do vídeo

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7 Parte 8


DVD Os Guardiões da natureza

O Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Matas do Sistema Gurjaú) tem o objetivo de proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou a reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. A área desperta grande interesse da comunidade científica para a pesquisa sobre a diversidade biológica de Pernambuco e abriga nascentes e açudes de abastecimento de água para a população da Região Metropolitana do Recife. Além de ser um dos maiores remanescentes de mata Atlântica da Região Metropolitana do Recife, está situada em uma bacia de proteção de mananciais, detendo em seu interior mais de 200 nascentes. A área desta Unidade pertence à COMPESA, que faz a captação da água, o tratamento e a distribuição para abastecimento.

Download do vídeo

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7 Parte 8


DVD Uchôa, a mata pulsante

“Uchôa, a Mata Pulsante”, dirigido por Tiago Delácio e produzido por Rafael Buda, aborda as características ambientais, econômicas e sociais da Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco denominado Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Uchôa. A partir da mobilização social para preservar essa Reserva Ambiental, o filme acompanha a história de 40 anos de resistência do Movimento em Defesa da Mata Uchôa contra as pressões imobiliárias, as constantes ameaças e as degradações ambientais. Remanescente de Mata Atlântica, Uchôa está localizada na Bacia do Rio Tejipió e sua preservação é de estrema importância para a manutenção do equilíbrio ecológico da cidade. O documentário foi produzido com recursos da compensação ambiental a partir do Edital 01/2018, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Download do vídeo

Baixar


Meditando com a natureza: rios


Unindo saúde integral e meio ambiente a equipe de Educação Ambiental da CPRH, lança vídeo incentivando a sensibilização ambiental através da meditação e da observação dos elementos naturais. Este primeiro vídeo contempla o elemento rio e a valorização dos corpos d’água.


Contação de história: Conversa de Preguiça

O arte-educador Paulo André Viana e o músico Davison Wescley apresentam a contação de histórias on line do livro “Conversa de Preguiça”. A publicação aborda a vida silvestre, o combate ao desmatamento e ao incêndio florestal. Texto disponível para download em Educação Ambiental > Material Didático > Acessar publicações.


Contação de história: Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira

Mais uma contação de história dessa vez com o livro “Cantos, Recantos e Encantos da Mata da Pimenteira”. A publicação traz a importância de as espécies de aves viverem livres na natureza, e não presos. Texto disponível para download em Educação Ambiental > Material Didático > Acessar publicações.


Contação de história: Heróis das Sete Cores

Ele poderia se chamar lindeza, por exibir uma plumagem com sete brilhantes cores. Tamanha beleza atende pelo nome de pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), um pássaro endêmico do Nordeste brasileiro e que vive, principalmente, no litoral dos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Mas, o pássaro paga caro por ser tão lindo: é alvo do tráfico de animais silvestres e, por isto, está ameaçado de extinção. Texto disponível para download em Educação Ambiental > Material Didático > Acessar publicações.


Contação de história Cordel: “Pintor-verdadeiro, preservar é preciso”.

O cordel de autoria de José Mauro de Alencar homenageia o pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), pássaro endêmico da Mata Atlântica do nordeste. A ave está ameaçada de extinção e foi escolhida como mascote do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que receberá animais resgatados ou entregues espontaneamente na sede da CPRH, que precisam de recuperação e tratamento. Texto disponível para download em Educação Ambiental > Material Didático > Acessar publicações.