Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS

Qual é o órgão Responsável pela Gestão da Fauna em Pernambuco?

A gestão dos recursos faunísticos em Pernambuco ocorre de forma compartilhada entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A decisão foi tomada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), no dia 23 de abril de 2014, mas a concretização da gestão em outros Estados brasileiros já vinha ocorrendo desde a publicação da Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para o exercício da competência comum relativa à proteção das paisagens naturais notáveis. Além disso, a LC Nº140 também consagrou como incumbências dos entes federativos à proteção do meio ambiente e o combate à poluição e à preservação das florestas, da fauna e da flora.

Como o CETAS foi agregado pela CPRH?

A partir da assinatura e publicação do Acordo de Cooperação Técnica foi delegada a gestão e a manutenção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que, antes do Acordo, era mantido pela União através do IBAMA.

Qual a função do CETAS?

O CETAS tem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação de fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares, seguindo o conteúdo da Instrução Normativa Nº 7 do IBAMA, de 30 de abril de 2015.

O Processo de Aquisição do CETAS Tangara

A CPRH, desde 2014, conta com a estrutura do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). O espaço primeiro foi instalado em uma área cedida e denominada “Santuário Três Reinos” e, a partir de 2016, foi redirecionada para o Antigo Chaparral, tornando-se o atual CETAS Tangara. Incialmente, o terreno contava com um criatório privado de animais silvestres, porém, a estrutura que era precária, desde o começo do gerenciamento pela Agência Estadual de Meio Ambiente, vem sendo recuperada e transformada em um Centro de referência para a acomodação das referidas espécies animais.

Em 2019, o Estado (PE) adquiriu em definitivo o imóvel onde está localizado o CETAS Tangara. Dessa forma, já estão previstas a reforma e a adequação dos recintos, laboratórios de exames, raio X, genética, necrotério e das áreas administrativas. Sem contar a construção de um museu, de uma área para palestras com um projeto de arquitetura e engenharia confeccionado pela Secretaria de Administração do Estado (SAD).

Qual a Logística do CETAS?

O CETAS Tangara possui atualmente área de triagem, quarentena, nutrição, clínica veterinária, necrotério, berçário, e diversos recintos já recuperados, onde trabalham biólogos, médicos veterinários, tratadores de animais silvestres e manipuladores de alimentos.

Horário de Atendimento

Funciona todos os dias, inclusive nos feriados, sendo possível receber animais silvestres oriundos de entrega voluntária, resgate e apreensão realizados pela sociedade civil e órgão de fiscalização, como o IBAMA, o CIPOMA, as Guardas Ambientais Municipais, o Corpo de Bombeiros, assim como, da própria CPRH.