Central do Proprietário/Possuidor

O que é a Central do Proprietário/Possuidor?

A Central do Proprietário/Possuidor é o canal de comunicação entre o órgão estadual responsável pelo CAR e o proprietário/possuidor ou o representante legal declarado no preenchimento do cadastro.

Na Central o usuário obtém o arquivo de extensão “.car”, a segunda via do Recibo de Inscrição do Imóvel Rural no CAR, acompanha a inscrição e a análise, acessa o histórico das mensagens e notificações relacionadas aos imóveis cadastrados em seu CPF/CNPJ. Além disso, o usuário pode retificar as informações declaradas no CAR e atender às pendências relacionadas à envio de documentos e retificações identificadas na etapa de análise.

Como acessar?

O acesso a Central do Proprietário/Possuidor do SICAR se dá por meio do link http://www.car.gov.br/#/central/acesso e somente pode ser feito pelo proprietário/possuidor ou o representante legal, informando no campo “Já tenho cadastro” o CPF ou CNPJ declarado no cadastro enviado e a senha.

Como se cadastrar?

O cadastro junto à Central do Proprietário/Possuidor se dá por meio do link http://www.car.gov.br/#/central/acesso.

Para cadastrar-se neste ambiente, é necessário informar no campo “Não tenho cadastro” o número do Recibo de Inscrição do Imóvel Rural no CAR (e não o número do protocolo de preenchimento) e respectivo CPF ou CNPJ declarado no cadastro enviado. Em seguida, serão solicitadas algumas informações e o e-mail para envio de senha provisória. Caso o e-mail com a senha provisória não seja recebido, é necessária uma nova tentativa em 24 horas. Ao acessar o e-mail enviado será solicitado ao usuário a definição de uma nova senha, efetivando, assim, o cadastramento na Central.

Como recuperar a senha?

Para recuperar a senha da Central do Proprietário/Possuidor do SICAR é necessário que seja informado CPF/CNPJ e e-mail cadastrados na Central, em http://car.gov.br/#/recuperarSenha. Uma senha provisória será enviada pelo SICAR para o e-mail cadastrado na Central e, ao ser utilizada no primeiro acesso, será solicitado ao usuário a definição de uma nova senha. Destaca-se que a senha antiga solicitada nesse momento é aquela que foi enviada por e-mail.

Caso o proprietário/possuidor ou representante legal não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado na Central, será necessário procurar o órgão estadual competente e solicitar a alteração para o e-mail atual. Contato disponível na CPRH: Setor de Conservação e Recuperação Florestal – SCRF (81) 3182-8824.

Como recuperar o arquivo “.car” e a segunda via do Recibo de Inscrição?

É possível recuperar o arquivo “.car” e a segunda via do Recibo de Inscrição por meio da Central do Proprietário/Possuidor, opções “Baixar o arquivo .CAR” ou “Recibo de inscrição”.

Alertas e notificações geradas na Central do Proprietário/Possuidor

A partir da análise efetuada por meio de filtros automáticos do SICAR são identificados indícios de inconsistências nas informações declaradas, que poderão ser solucionadas nas formas recomendadas ou devidamente justificadas e/ou comprovadas por meio da Central do Proprietário/Possuidor.

Atendimento dos alertas e notificações

O proprietário ou possuidor quando receber alerta ou notificações deverá proceder o envio e/ou justificativa por meio da Central do Proprietário/Possuidor, utilizando a aba envio de documentos.