Qualidade do Ar

O monitoramento da qualidade do ar representa um dos importantes instrumentos de gerenciamento da qualidade ambiental que permite, a partir dos dados coletados, planejar ações preventivas e/ou corretivas de forma a reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente, proporcionando a manutenção da proteção da saúde pública, da segurança e do bem estar da população.

Em 2013 iniciou-se a implantação de uma rede automática de monitoramento da qualidade do ar, resultado de um convênio celebrado entre a CPRH e a Refinaria Abreu e Lima/Petrobrás (RNEST), com recursos na ordem de R$ 2.591.460,00 (dois milhões, quinhentos e noventa e um mil, quatrocentos e sessenta reais). O primeiro passo foi a elaboração do Inventário de Emissões Atmosféricas na região do Complexo Industrial e Portuário de SUAPE (CIPS).

A partir do inventário e do estudo de meteorologia e climatologia do CIPS, foi dimensionada a Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar (RMQAr) e em 2014 foi instalada a primeira estação automática. Em 2017, por meio da exigência da Licença de Operação (LO) da RNEST, foram instaladas mais três estações automáticas. E em 2022 começou a operar mais uma estação como exigência da LO do Complexo Industrial e Portuário de Suape.

As estações são capazes de realizar a leitura, processamento, armazenamento e transmissão online de dados da concentração de poluentes atmosféricos para a CPRH. O monitoramento da qualidade do ar é realizado sistematicamente e permite que a CPRH intervenha o mais rápido possível na área, caso os padrões da qualidade do ar ultrapassem os limites estabelecidos na legislação em vigor.