Unidade de conservação
APA Estuarina do Rio Carro Quebrado

A APA (Área de Proteção Ambiental) Estuarina do Rio Carro Quebrado, localizada no município de Barreiros, possui uma área total de 402 hectares, sendo titulada em 1986, através da Lei N° 9.931/86.

A Unidade de Conservação é formada por uma planície alagadiça recoberta de vegetação de mangue em toda a sua extensão, rodeada por expressivas áreas de florestas, as matas da Gia e da Pedra do Conde. O estuário do Rio Carro Quebrado delimita, no seu trecho inferior, uma restinga de cerca de 3 quilômetros – a praia de Mamucabinhas – até a sua foz na Ponta de Ilhetas, ao sul da Baía de Tamandaré. Essa área, por seus atributos naturais, apresenta características notáveis de qualidade ambiental e intensa beleza paisagística.

O grande objetivo da APA estuarina é contribuir de forma geral para a conservação, preservação, recuperação e restauração desses ecossistemas. Possui enfoque no uso sustentável e conservação dos ambientes estuarinos e marinhos de águas rasas, que estão mais suscetíveis à pressão antrópica direta e indireta, ocasionada principalmente pelo turismo desordenado nos recifes de coral e arenitos de praia, pesca predatória, sobrepesca, degradação ambiental dos rios e estuários que influenciam diretamente o ambiente marinho.

 

 

Conheça o Diploma Legal da APA Estuarina do Rio Carro Quebrado

Conheça a Ficha Técnica da APA Estuarina do Rio Carro Quebrado