Unidade de conservação
APA Estuarina do Rio Formoso

A APA (Área de Proteção Ambiental) Estuarina do Rio Formoso, localizada nos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, possui uma área total de 2.724 hectares, sendo titulada em 1986, através da Lei N° 9.931/86.

Formada pela contribuição dos rios litorâneos dos Passos, Lemenho, Ariquindá e Formoso. Os arrecifes, próximos a linha costa, funcionam como barreiras naturais e garantem a baixa amplitude entre as marés, favorecendo condições especiais para o desenvolvimento da vegetação e da fauna do lugar.

Com um estuário extenso e bem conservado e diversidade da fauna. O grande objetivo da APA estuarina é contribuir de forma geral para a conservação, preservação, recuperação e restauração desses ecossistemas. Possui enfoque no uso sustentável e conservação dos ambientes estuarinos e marinhos de águas rasas, que estão mais suscetíveis à pressão antrópica direta e indireta, ocasionada principalmente pelo turismo desordenado nos recifes de coral e arenitos de praia, pesca predatória, sobrepesca, degradação ambiental dos rios e estuários que influenciam diretamente o ambiente marinho.

 

Conheça o Diploma Legal da APA Estuarina do Rio Formoso

Conheça a Ficha Técnica da APA Estuarina do Formoso