Unidade de conservação
RPPN Fazenda Tabatinga

Por Flávia Bezerra Cavalcanti

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Tabatinga, localizada no município de Goiana (65 Km do Recife), foi a primeira unidade de conservação de caráter privado do Estado de Pernambuco. O reconhecimento foi feito pela CPRH, em junho de 1997, através do Decreto nº 19.815. Dos 75 hectares da propriedade, 19 foram reconhecidos pela importância da sua biodiversidade, formada por remanescentes de Mata Atlântica e manguezal.

A idéia de conservar a vegetação de restinga original, que nos anos 70 cobria a região, levou a família Rabelo a transformar a área numa RPPN, com o objetivo de conter os desmatamentos e incêndios que já chegavam a comprometer as fontes d’água da fazenda.

Pesquisa realizada pelos biólogos Osvaldo Lira e Artur Coelho identificou na fazenda a ocorrência de 70 espécies da fauna, entre elas aves raras como o pintassilgo e o curió. O grupo das aves foi o mais significativo das espécies identificadas (63%), representando um bom indicador das condições ecológicas da área. Da vegetação remanescente, merecem destaque espécies como embiridiba, murici e pau-sangue.
Beleza cênica
A fazenda abriga, nos seus dois quilômetros de praia, uma das mais belas paisagens do litoral norte: o encontro da mata com o mar. O manguezal também merece destaque pela sua exuberância. Com o objetivo de explorar esse valor paisagístico, há um projeto dos proprietários de incluir a região no roteiro turístico do Litoral Norte, que deverá ser incrementado com a instalação do Circuito Náutico do Estado de Pernambuco.
Conservação e desenvolvimento
A exploração econômica da área fora dos limites da reserva é permitida segundo a legislação que regulamenta a criação das RPPNs estaduais. Dentro dessa perspectiva, foi implantado o projeto de criação de camarão marinho, numa área de 76 hectares, com o apoio do Banco do Nordeste, cuja produção anual está estimada em 65 toneladas. “A atividade de carcinicultura representa uma alavanca econômica muito grande para a propriedade”, revela Cláudio Rabelo, responsável pelo projeto.
Fauna da RPPN

Conheça o Diploma Legal da RPPN Fazenda Tabatinga

Conheça a Ficha Técnica da RPPN Fazenda Tabatinga