Unidade de conservação
RPPN Pedra D’Antas

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra D’Antas, localizada no município de Lagoa dos Gatos, possui 325,34 ha de Mata Atlântica e foi titulada em julho de 2011, através da portaria CPRH nº21/2011.

A Fazenda Pedra D’Antas foi adquida pela SAVE Brasil no ano de 2004, que desde então desenvolve na área atividades de pesquisa científica e educação ambiental. A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil: www.savebrasil.org.br) é uma ONG que tem um foco especial na conservação das aves brasileiras.

A RPPN Pedra D’Antas junto com a RPPN Federal Frei Caneca e outros fragmentos de mata adjacente formam a Serra do Urubu, um fragmento de Mata Atlântica com quase 1.000ha.

Essa área apresenta uma grande biodiversidade. Em levantamentos de aves feitos pela SAVE Brasil na Fezenda Pedra D’Antas, foi registrada a ocorrência de 250 espécies de aves e, dentre elas, nove espécies globalmente ameaçadas. Também foram registradas na área espécies endêmicas de bromélias e orquídeas.

 

Plano de Manejo

Conheça o Plano de Manejo Baixar
Anexo 1 Baixar
Anexo 2 Baixar
Anexo 3 Baixar
Anexo 4 Baixar
Anexo 5 Baixar
Anexo 6 Baixar

 

 

Conheça o Diploma Legal da RPPN Pedra D’antas

Conheça a Ficha Técnica da RPPN Pedra D’ antas