Unidade de conservação
RVS Matas de Água Azul

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Matas de Água Azul é formado pelo fragmento conhecido como mata do Engenho Água Azul, localizada em terras da Usina Cruangi, pela mata de Xixá, localizada em terras da antiga Usina Aliança além de vários outros fragmentos localizados nos municípios de Timbaúba e Macaparana que, somados a estes dois, formam um bloco contínuo de vegetação nativa, perfazendo uma área total de 4.652,57 hectares. A unidade de conservação foi titulada em 2014, através do Decreto nº 40.551.

Este remanescente é considerado de extrema importância para a conservação da diversidade biológica da Floresta Atlântica e está inserido no chamado Centro de Endemismo de Pernambuco, região que abriga várias espécies endêmicas de animais e vegetais. Trata-se de um fragmento de floresta ainda preservado, pouco alterado e em bom estado de conservação na região norte e no estado de Pernambuco.

Objetivos do RVS Matas de Água Azul:
I – proteger ambientes naturais onde se assegurem a existência e reprodução de espécies da flora e da fauna residente ou migratória da Floresta Atlântica da Mata Norte de Pernambuco;
II – proteger e conservar espécies raras e endêmicas, em perigo ou ameaçadas de extinção;
III – contribuir para a proteção, manutenção e restauração da rede hidrográfica que integra a bacia do rio Goiana;
IV – proteger e recuperar solos e ecossistemas degradados da Serra do Mascarenhas;
V – estimular a pesquisa científica e a produção de conhecimento sobre a Floresta Atlântica, em especial a da Mata Norte de Pernambuco, inclusive seus aspectos socioeconômicos e culturais;
VI – promover atividades de educação ambiental que proporcionem à comunidade local informações sobre a Mata Atlântica;
VII – estimular e promover a compatibilização das atividades da comunidade local com a conservação dos recursos naturais ali existentes.

 

 

Conheça o Diploma Legal do RVS Matas de Agua Azul

Conheça a Ficha Técnica do RVS Matas de Agua Azul