Loading...
    >
  • Semana de Meio Ambiente terá ações e debates em prol da restauração de ecossistemas

destaques, Sem categoria

Semana de Meio Ambiente terá ações e debates em prol da restauração de ecossistemas

9 min. de leitura

A programação começa nesta segunda-feira (31) e se estenderá até o sábado (05), com webinários, debates, plantio, concursos, lançamento de vídeos e mais.

Pernambuco vai realizar, a partir desta segunda-feira (31), uma série de atividades e discussões em prol da restauração de ecossistemas para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), em parceria com a Agência CPRH e o Parque de Dois Irmãos, montaram uma programação especial. O roteiro, que se estende até o sábado (05), inclui assinatura de acordos para ampliar monitoramento das áreas verdes, lançamento e início dos trabalhos do plano de combate ao coral sol, plantio de árvores, debates sobre manejos sustentáveis, resíduos sólidos e Política Estadual de Fauna, além de concursos de fotografia e desenho.

O tema da semana atende ao chamado da ONU, que lançará no dia 5 de junho a Década da Restauração de Ecossistemas. “Queremos deixar uma mensagem clara para as pessoas. Essa restauração está ligada às ações governamentais e também ao cotidiano delas, por meio da reciclagem, destinação correta do lixo, consumo consciente e outras práticas. É urgente sermos mais enérgicos na restauração de ecossistemas saudáveis e sustentáveis para o presente, sim para o presente e também para o futuro. Precisamos de ambientes naturais para construir a resiliência necessária, reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade dos sistemas de se adaptar às ameaças do clima”, frisou o secretário da Semas, José Bertotti.

A semana será aberta, nesta segunda (31), às 10h, em um ato conjunto dos estados promovido pelo Consórcio NE. O evento, transmitido pelas redes sociais, será marcado pelo lançamento de um Plano de Ação Ambiental integrado e pela formalização de um acordo de cooperação técnica entre a instituição colegiada e o MapBiomas. Participarão do ato o governador do Piauí e presidente do Consócio NE, Wellington Dias; o governador de Pernambuco e responsável pela Câmara Temática de Meio Ambiente, Paulo Câmara; a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, além dos secretários de Meio Ambiente José Bertotti (PE) e Sádia Castro (PI).

Logo após o ato, às 11h, acontecerá o webinário de Lançamento do Programa de Monitoramento da Biodiversidade, desenvolvido pela Agência de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH. “É importante que as questões ambientais sejam pautas de discussão durante todo o ano, independente de comemorações. Mas, é importante também temos uma semana comemorativa para enfatizar as questões ambientais do Estado, promover o debate, as informações ambientais, sobretudo neste momento de pandemia”, destacou o presidente da CPRH, Djalma Paes.

O debate sobre o programa será protagonizado por Patrícia Tavares, gerente da Unidade de Gestão em Projetos da CPRH; Geraldo Moura, pesquisador da UFRPE; Washington Franca-Rocha, professor da UEFS e membro fundador do MapBiomas; Dados Ribeiro, diretor do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. A moderação será feita por Paulo Camarotti, chefe da Diretoria Técnica Ambiental da Agência CPRH.

Na terça (01/06), os olhares vão se voltar para o mar, com a apresentação do atual quadro de incidência do coral sol (espécie exótica-invasora que ameaça a biodiversidade nativa) no litoral pernambucano, assim como das ações a serem promovidas para o controle dele. O Webinário Coral Sol e Naufrágio acontece, às 10h, e conta com a presença de Ninha Santhiago, mergulhadora tech; Pedro Pereira, coordenador do Projeto Conservação Recifal; Múcio Banja, professor da UPE; e Sidney Vieira, coordenador do Plano de Ação Coral-sol Semas/CPRH. Durante o diálogo online, será anunciado a realização dos primeiros mergulhos para retirada do coral em navios naufragados, conforme previsto no plano de combate à espécie.

No mesmo dia, à tarde, acontecerá o bate-papo online “Reimagine, recrie, restaure!”, numa parceria com o Espaço Ciência. A conversa reúne a time do equipamento público; o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti; a cofundadora do Instituto Bioma Brasil, Yara Novelli, do Instituto Oceanográfico da USP; o coordenador do projeto Observando os Rios, Gustavo Veronesi, da SOS Mata Atlântica; e a professora do Laboratório de Interações Multitróficas do Departamento de Botânica da UFPE, Jarcilene Almeida.

Mais verde – A restauração de áreas verdes será o foco das ações da quarta-feira (02). Às 9h, a Semas fará a entrega oficial de 3 mil mudas e iniciará o plantio dessas árvores para o revigoramento do Eco Parque Floresta Dos Leões, em Carpina. A ação, que integra o programa de Reflorestamento de Pernambuco, acontece de forma parceira com a Prefeitura de Carpina, Agência CPRH e Compesa. A expectativa é que, só neste dia, sejam plantadas cerca de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Segundo o município, o Eco Parque também receberá outras ações de plantio e, ao final do processo, deve somar mais de 70 mil novas plantas.

Na quinta-feira (03), o debate online será sobre um dos mais sérios desafios ambientais da atualidade: a gestão de resíduos sólidos. Com o tema “Lixões: dos problemas à solução”, o diálogo contará com a participação de Bertrand Sampaio, superintendente de Meio Ambiente da Semas; Christiane Roberta, promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPPE; e Eduardo Elvino, diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH. Antes do bate-papo marcado para às 10h, será exibido o vídeo “Os lixões de Pernambuco”, que integra a série de três episódios sobre a problemática e as possíveis soluções para os resíduos sólidos no estado.

Política de Fauna – Para avançar na proteção da fauna nativa do Estado, a Semas e a CPRH apresentam, na sexta-feira (04), às 10h, a proposta de uma minuta de Lei da Política de Fauna de Pernambuco. O documento é fruto de dois anos de estudos e será detalhado durante webinário temático transmitido pelas redes sociais das duas instituições. A atividade contará com Iran Vasconcelos, gerente da Fauna da CPRH, Yuri Marinho, coordenador do Cetas/PE; Leonardo Melo, analista da Semas; Rodrigo Pessoa, representante de criadores de animais; Maria Adélia Oliveira, da Sociedade Brasileira de Primatologia, e Paula Falbo, gerente Parque de Dois Irmãos. O evento, que marca o início do debate com a sociedade sobre a proposta de lei, terá ainda abertura do secretário da Semas, José Bertotti, e do presidente da CPRH, Djalma Paes.

Concursos – Como forma de estimular a sociedade em práticas sustentáveis e no debate do tema da Semana do Meio Ambiente, também haverá duas ações de engajamento pela rede social Instagram. São os concursos de fotografia “O que você tem feito pela natureza?” e de desenho “Desenhando a Natureza”. O primeiro tem inscrições abertas até domingo dia 30 de maio e o objetivo é que as pessoas evidenciem atitudes sustentáveis, publicando fotos. O segundo é voltado para as crianças expressarem seu apreço pelos animais desenhando e as inscrições iniciarão na segunda (31). Os vencedores serão escolhidos por voto popular, pois terão suas fotos e desenhos publicadas na rede. Os mais curtidos levam o prêmio: visitas especiais ao Zoológico do Recife e publicações ambientais.

Serviço

O que: Semana de Meio Ambiente terá ações e debates em prol da restauração de ecossistemas
Quando: desta segunda-feira (31) a sábado (05/06)
Onde: Canais da Semas e CPRH no Youtube e Facebook

Confira a programação completa:

Segunda (31/05)
8h – Início das inscrições do Concursos “Desenhando a Natureza”;
10h – Ato conjunto de abertura da Semana do Meio Ambiente com o Consórcio Nordeste;
11h – Webinário de Lançamento do Programa de Monitoramento da Biodiversidade;
17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Alimentação).

Terça (01/06)
8h – Início da votação das fotos selecionadas do concurso “O que você está fazendo pela Natureza?”
10h – Webinário Coral Sol e naufrágio: estratégias para controle da espécie exótica invasora.
13h – Lançamento do vídeo de contação de histórias do livro “O time”.
15h – Debate Reimagine, recrie, restaure!
17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Aves)

Quarta (02/06)
8h – Ato de entrega de 3 mil mudas e início de plantio no Eco Parque Floresta Dos Leões, em Carpina.
10h – Palestra “Manejo Sustentável da Caatinga” para estudantes da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Petrolina. (palestra online).
17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Répteis)
Quinta (03/06)
9h40 – Lançamento do vídeo “Os lixões de Pernambuco”.
10h – Debate virtual “Lixões: dos problemas à solução”.
13h – Lançamento do vídeo sobre o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú.
17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Mastofauna/pequeno porte)

Sexta (04/06)
10h- Webinário Lançamento da Política de Fauna de Pernambuco
17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Mastofauna/grande porte)
19h – Encerramento da votação das fotos selecionadas do concurso “O que você está fazendo pela Natureza?”
23h59 – Encerramento das inscrições do Concursos “Desenhando a Natureza”.

Sábado (05/06)
13h – Lançamento do Vídeo sobre a Estação Ecológica de Bita e Utinga;
15h – Resultado do concurso de fotografia “O que você está fazendo pela Natureza?”

 


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

Fiscalização combate crime ambiental no município de São Lourenço da Mata

Fiscalização realizada por analistas ambientais da Diretoria de Fiscalização e da Gerência de Fauna da CPRH, em ação conjunta com a Polícia...

1 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH faz doação de carga irregular de madeira à Casa de Acolhimento para Dependentes Químicos de Araripina

A carreata que transportava a madeira foi retina pela PRF, no distrito de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia. Avaliada em mais R$ 15 mil, a carga...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

Operação fiscaliza áreas de proteção ambiental no Complexo Industrial Portuário de Suape

Foi realizada hoje (18), uma operação de fiscalização no Engenho Tiriri, área de proteção ambiental situada no Complexo Industrial Portuário...

1 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia