CPRH recebe representantes do Consórcio Sertão do Araripe

Notícia de 11 de novembro de 2024

Representantes de Prefeituras que fazem parte do consórcio Sertão do Araripe estiveram na Agência CPRH na última sexta-feira (08), para apresentar e discutir demandas sobre fiscalização e licenciamento ambiental na região. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da CPRH, José de Anchita; pelo diretor de Licenciamento Ambiental, Eduardo Elvino; e pelo Secretário Executivo de Meio Ambiente, Walber Santana.

Durante o encontro, a CPRH se comprometeu a realizar um treinamento com os municípios para que eles tenham a capacidade de fiscalizar e realizar o licenciamento da melhor forma, sem abrir mão das questões ambientais e legais, dos empreendimentos que queiram se instalar na região.

“Essas reuniões são importantes, inclusive porque aproxima o governo estadual dos governos municipais, e da população do interior. Vamos fazer um treinamento e capacitação com representantes dessas prefeituras entre os dias 25 e 29 de novembro. Lá teremos servidores representando todas as diretorias para falar sobre o licenciamento, fiscalização ambiental e outras atividades da CPRH. A reunião de hoje permitiu entender um pouco mais das necessidades desses municípios”, explicou o diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta.

O secretário executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Walber Santana, destacou a importância do Governo do Estado, Semas, CPRH e Prefeituras trabalharem juntos construção de políticas públicas para o cuidado com o meio ambiente.

“A gente tá sempre em contato com os municípios, porque as nossas políticas públicas elas são destinadas, em última análise, ao município. Quem vive no município é que sabe as dores, as dificuldades de uma ausência do poder público. E nesse sentido o estado não pode ser eximir. O Estado tem que estar próximo ao município, fortalecendo a atuação do município, direcionando todas as nossas ações para o território local. Em contrapartida, obviamente, o município também aplicar aquelas diretrizes que são inafastáveis e que são oriundas do Governo do Estado”, disse Walber Santana.

O Prefeito do Município de Granito, João Bosco, esteve presente no encontro e aprovou a realização do treinamento e capacitação que será oferecido pela CPRH as prefeituras. “Foi uma reunião muito proveitosa, com a participação do presidente da CPRH. Com os técnicos daqui a gente vai avançar muito. Precisamos desse apoio porque os produtores rurais precisam cultivar as suas terras e fazer de maneira legal, né? Então acho que a gente tem um grande passo aqui hoje”, concluiu o prefeito.