O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), prepara-se para licenciar a primeira fábrica de produção de metanol verde, a ser instalada em Suape, no Litoral Sul de Pernambuco. Para isto, analistas Ambientais da CPRH realizaram visita técnica à empresa European Energy, com sede em Copenhague, Dinamarca, onde conheceram os planos ambientais e de controle adotados na sede da empresa, que pretende se instalar em Pernambuco. Os analistas visitaram, ainda, a primeira fábrica do mundo de produção de metanol verde, unidade inaugurada em maio de 2025, na cidade de Kasso.

O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta Santos, enfatizou a importância da visita técnica dos servidores: “O Governo de Pernambuco preza pelo alinhamento do desenvolvimento, com respeito ao meio ambiente. É o primeiro empreendimento que a CPRH licenciará de produção de metano verde. A equipe de licenciamento sentiu a necessidade de conhecer a empresa em funcionamento, para dar mais segurança no processo de licenciamento. Assim, a equipe se prepara não só para a fase de licenciamento, mas também para o monitoramento do empreendimento”, comentou Anchieta.
Participaram das visitas técnicas a Dinamarca o gerente da Unidade de Licenciamento de Indústrias, Hellder Nogueira, e o gerente da Unidade de Monitoramento de Recursos Abióticos, Paulo Barros. Durante as visitas foram abordadas questões como: medidas de controle de emissões; revisão dos impactos ambientais; gestão de resíduos sólidos e líquidos; estratégias de segurança em caso de acidentes; desafios enfrentados no processo de licenciamento; colaboração com autoridades locais no tocante a treinamentos específicos, explicação do processo de produção da água mineralizada; processos de destilação e tanques de armazenamento.

Ainda dentro da programação, os servidores da CPRH visitaram a Agência de Proteção Ambiental da Dinamarca, para entender os procedimentos adotados na época da implantação do empreendimento. “Em se tratando de um empreendimento inédito no estado, entendemos a importância de conhecermos a fábrica em funcionamento, o que nos deu uma visão muito mais abrangente de toda a situação de uma empresa dessa tipologia. Outro ponto importante foi a troca de experiências com representantes da Agência Dinamarquesa de Proteção Ambiental”, comentou o gerente da Unidade de Licenciamento de Indústrias, Hellder Nogueira.

O empreendimento representa um investimento de R$ 2 bilhões no estado e vai permitir a geração de 1.500 empregos, trazendo modernização com desenvolvimento para Pernambuco. A fábrica, reconhecida como a segunda fábrica do mundo desse tipo de produto, e a primeira das Américas, produzirá metanol verde para uso como combustível de navios. Com o novo sistema será possível iniciar o processo de transição da matriz energética, reduzindo o uso do combustível fóssil para introdução do metanol verde, que é uma fonte renovável de energia.