O governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; participou na última segunda-feira (20) de um evento que discutiu novas tecnologias para a reutilização da água descartada pelas lavanderias do estado. O encontro “Gestão Sustentável em Lavanderias: Parcerias que geram lucro” aconteceu na cidade de Toritama, no Agreste do estado.
Durante o encontro, foi apresentado um projeto piloto que utiliza o processo de foto degradação dos efluetentes tratados nas lavanderias, o que permitiria a reutilização da água despejada, em média, oito vezes. Entre as vantagens do projeto apresentado, estão: diminuição do consumo de água, utilização da radiação solar, melhor qualidade da água devolvida aos rios, redução de produtos químicos, entre outros.
O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta, participou do evento e destacou a importância da implantação de novas tecnologias para preservação do meio ambiente. “Eu vejo com muita satisfação esse projeto, porque esse problema do despejo irregular de efluentes é uma preocupação da região, e a economia local pulsa em função da produção de jeans. E isso é uma das grandes preocupações do governo”, afirmou Anchieta.

Também representaram a Agência dos diretores de Fiscalização, Maviael Torchia; e o de Monitoramento e Inovação, Geraldo Moura. O evento, que foi organizado pela Associação Comercial e Industrial de Toritama – ACIT, reuniu representantes do setor empresarial, comerciantes e entidades científica.
Também participaram o prefeito do município, Ségio Colin; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro; a técnica do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipem, Carmem Bueno; a coordenadora Técnica de Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações, Geovana Machado; a representante institucional da Financiadora de Estudos e Projetos – Fienepe, Ana Carneiro; e a representante da União Européia Jackeline Araújo.