O Governo de Pernambuco anunciou o novo calendário do concurso Unificado Estadual, com 98 vagas destinadas à Agência CPRH para cargos de nível médio e superior. As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro no site da Fundação Carlos Chagas (FCC)(www.concursosfcc.com.br/concursos/cpupe125/index.html). Com o novo cronograma, as provas estão previstas para os dias 18 e 25 de janeiro. No dia 18, pela manhã, para os cargos de nível superior. Já no dia 25, à tarde, será para vagas de nível médio.
São 56 vagas para Analista de Gestão Ambiental – nível superior, e 42 para Assistentes de Gestão Ambiental, de nível médio. Para o nível superior, o cargo de Analista em Gestão Ambiental será para as formações em Arquitetura e Urbanismo, Administração, Agronomia, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Florestal, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Psicologia e Química. Já para o nível médio, Assistente em Gestão Ambiental, as vagas são para quem possui formação em: assistente administrativo, técnico em contabilidade, técnico em meio ambiente, técnico em química, técnico em química laboratorial e técnico em saneamento ambiental.
De acordo com o diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, a realização do concurso era um anseio antigo da Agência, prometido e cumprido pela governadora Raquel Lyra. “Vai permitir melhorar e agregar novas forças de trabalho para o Estado de Pernambuco”. O concurso terá validade de um ano, a partir da data de publicação da homologação do resultado final, e poderá ser prorrogado uma vez e por igual período, a critério da Administração Estadual.
O valor da inscrição para cargos de nível médio é de R$ 90,00. Já para os cargos de nível superior, custam R$ 130,00. Há possibilidade de isenção da taxa, de acordo com alguns critérios contidos no edital, disponível no site da FCC. As provas objetivas serão de múltipla escolha. No bloco de conhecimentos gerais haverá questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático e Noções de Administração Pública e Legislação. A parte de conhecimentos específicos vai variar de acordo com a formação. Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no somatório das notas, o total de pontos igual ou superior a 200. Também haverá prova discursiva (nível superior), com pontuação mínima de 50 pontos e máximo de 100, e redação (nível médio), com o mínimo de 60 pontos e também 100 de máximo, no mesmo dia das demais provas.