Unidade de conservação
ESEC Bita e Utinga

A Unidade de Conservação Estação Ecológica Bita e Utinga, que no passado pertencera a engenhos de mesmo nome, localizada nos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na porção noroeste do território do Complexo Industrial Governador Eraldo Gueiros (Suape), possui uma área total de 2.467,10 hectares e foi titulada em 2012, através do decreto N° 38.261/12. A unidade de conservação abriga os dois principais mananciais hídricos da região (Bita e Utinga) e o Bioma Mata Atlântica.

As duas barragens de acumulação construídas na unidade, uma no Rio Bita e outra no Rio Utinga, abastecem atualmente tanto o Complexo Industrial Portuário de Suape, como também o Distrito de Nossa Senhora do Ó e as vilas de Suape, Gaibú e Nazaré.

A vegetação secundária nos diferentes estágios de sucessão da Floresta ombrófila densa ou Floresta Pluvial Tropical encontrada na área de Unidade de Conservação apresenta flora típica das florestas ombrófilas da Mata Sul pernambucana.

Na unidade de conservação encontramos espécies ameaçadas de extinção, destacando-se o pássaro pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa) e o anumará (Curaeus forbesi), ambos comuns na localidade.

 

 

Endereço da sede provisória e Contatos
Rodovia PE 60, Km 10, S/N – Engenho Massangana, Ipojuca – PE, 55590-000
gustavo.amorim@cprh.pe.gov.br
(81) 99488-4453

Conheça o Plano de Manejo da ESEC Bita e Utinga

Conheça o Diploma Legal da ESEC Bita e Utinga

Conheça a Ficha Técnica da ESEC Bita e Utinga