Monitoramento da Biodiversidade – BioEmFoco
Em junho de 2021, a CPRH lançou o programa BioEmFoco com o objetivo de iniciar o monitoramento da biodiversidade de Pernambuco. A iniciativa é voltada ao acompanhamento contínuo da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos no território pernambucano.
Portaria de Criação
O BioEmFoco foi oficialmente instituído pela Portaria CPRH nº 97/2022.
Equipe Responsável
O programa é desenvolvido pela equipe da Unidade de Fomento e Gestão de Projetos (UFGP), vinculada à Diretoria de Monitoramento e Inovação Ambiental (DMAI).
Objetivos do BioEmFoco
- Coletar e sistematizar dados sobre variáveis ambientais que impactam a conservação da biodiversidade.
- Avaliar as condições dos principais componentes da biodiversidade no estado.
- Fornecer informações sobre o estado de conservação da fauna e flora, especialmente para espécies ameaçadas e com dados insuficientes para avaliação.
- Apoiar o planejamento de programas de controle de espécies exóticas invasoras, com foco em unidades de conservação estaduais.
- Subsidiar a tomada de decisões para a preservação da biodiversidade.
Áreas de Monitoramento
O programa atua em quatro eixos temáticos principais:
- Painel da biodiversidade de Pernambuco
- Monitoramento remoto dos biomas pernambucanos
- Espécies ameaçadas de extinção
- Espécies exóticas invasoras
Contato
Para mais informações, entre em contato: monitoramentobiodiversidade@cprh.pe.gov.br