CPRH conclui entrega dos prêmios do I Concurso de Fotografia “Unidades de Conservação no Meu Caminho”

Notícia de 4 de janeiro de 2021

Embora as limitações impostas pela covid-19, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) inovaram na realização da IV Semanas das Unidades de Conservação, realizada em novembro, lançando o primeiro concurso de fotografia “Unidades de Conservação no Meu Caminho”, nas categorias “Biodiversidade”, “Ações para Proteção” e “Paisagem”. O objetivo do concurso, realizado por meio da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC), unidade da CPRH, foi enaltecer as belezas e as riquezas protegidas pelas Unidades de Conservação da Natureza em Pernambuco. A iniciativa deu certo: foram inscritas 170 fotos. A votação popular foi realizada por meio do Instagram da Agência e, em cada categoria, foram selecionadas três fotografias vencedoras. A premiação foi realizada em momentos diferentes.

“Nós seguimos o protocolo para evitar contaminação pelo novo coronavirus, mas fizemos questão de fazer a entrega do prêmio presencial, a cada vencedor, para parabeniza-los pelo registro das belezas naturais de Pernambuco e também agradecer por estarem colaborando conosco na divulgação das Unidades de Conservação”, comentou o gerente da UGUC, Gleydson Castelo Branco. Os vencedores de cada categoria recebeu um kit de publicações produzidas pela CPRH e o certificado de colocação no concurso. O primeiro colocado de cada categoria recebeu um smartphone, que foram doados pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe Ambiental), Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e pela Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).
“Fiquei muito feliz com o reconhecimento. Estou ainda mais estimulado a fotografar as belezas da natureza e sei, que com esse trabalho, eu colaboro para a divulgação das nossas riquezas naturais”, comentou o vencedor do primeiro lugar da categoria “Ações para Proteção”, Adriano Monteiro, que concorreu com a fotografia de um gavião sendo devolvido à natureza, na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Serro Azul, localizada no município de Agrestina.

Conheça os vencedores de cada categoria.

BIODIVERSIDADE
1º lugar: Lucas Henrique Gomes de Almeida
2º lugar: Camila Brasil Louro da Silveira
3º lugar: Juvenal Damasceno Amaral Filho

AÇÕES PARA PROTEÇÃO
1º lugar: Adriano Monteiro
2º lugar: Daniel Galvão
3º lugar: Ewa Amor d’Oxum Jansen

PAISAGEM
1º lugar: Renato Rodrigues Nery da Fonseca
2º lugar: Renato Paes Barreto de Albuquerque
3º lugar: Mayssa L. Cavalcanti Carneiro Leão