CPRH conclui fiscalização do segundo período do defeso do caranguejo-uçá

Notícia de 8 de fevereiro de 2021

Durante ações de combate à comercialização do caranguejo-uçá, ocorridas entre os dias 29/01 e 04/02, no segundo período do defeso do crustáceo, técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) apreenderam 850 caranguejos e 87 guaiamuns, além da apreensão de um veículo, emissão de multas e advertências por escrito. As fiscalizações ostensivas foram desenvolvidas em nos municípios de Ipojuca, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, (Litoral Sul) e Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
As ações têm o objetivo de cumprir determinação da Portaria nº 325 do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, que proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do crustáceo durante quatro etapas do defeso: 14 a 19 de janeiro; 29 de janeiro a 3 de fevereiro; 28 de fevereiro a 5 de março e 29 de março a 3 de abril.
Nessas datas, o caranguejo-uçá (_Ucides cordatus_) deixa sua toca em busca de companhia para o acasalamento e a liberação de ovos. É o período do defeso, popularmente conhecido como o tempo de andada. A proibição se estende pelos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.