CPRH aplica multa de R$ 131,5 mil à mineradora que operava ilegalmente em Área de Preservação Ambiental

Notícia de 3 de março de 2021

O empreendimento exercia a atividade nas proximidades da praia de Mangue Seco, em Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) aplicou multa de R$ 131,5 mil à responsável pela mineradora que operava ilegal, em uma Área de Preservação Ambiental (APP), onde fazia a retirada de areia e descarte de óleo em ambiente inadequado. A atividade provocou uma degradação ambiental de, aproximadamente, 15 hectares. Além da multa, o responsável pelo empreendimento também foi intimado a recuperar a área degradada que fica nas proximidades da praia de Mangue Seco, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

A operação ilegal foi flagrada, na quarta-feira (24/02), na ocasião em que uma equipe de fiscalização da CPRH apurava denúncia de maus tratos e de caça de animais silvestres, quando se deparou com máquinas escavando a área e caminhões transportando materiais. A operação, realizada sem licença ambiental da CPRH, vinha causando impactos negativos ao meio ambiente pela derrubada de arvores, inclusive de espécies nativas da Mata Atlântica, e pelo descarte inadequado do óleo utilizado nas máquinas que operavam no local.

De acordo com os agentes ambientais, o óleo inservível que estava sendo depositado próximo à área alagada, pode acarretar na contaminação do solo e do lençol freático.

No dia do flagrante a CPRH paralisou a atividade, apreendeu um caminhão e três máquinas que estavam operando no local, no momento da fiscalização. A ação contou com o apoio de policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).