CPRH celebra aniversário de 24 anos de criação da Apa de Guadalupe

Notícia de 13 de março de 2021

Neste sábado (13/03), a Área de Proteção Ambiental (Apa) de Guadalupe, unidade de conservação administrada pela CPRH, completa 24 anos de criação. Ao longo desses anos a Apa vem desenvolvendo projetos sustentáveis com o objetivo de proteger e conservar a biodiversidade dos recursos naturais. Localizada entre os municípios Barreiros, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré, a Apa possui mais de 32 hectares de área continental e mais de 12 hectares de área marítima, repletas de belezas naturais.

Vale ressaltar os manguezais, fragmentos florestais remanescentes da Mata Atlântica, mata de restinga, cordões de arrecifes. Além de possuir áreas públicas e particulares, moradias permanentes e de veraneio, assentamentos rurais, engenhos, área quilombola, atividades de pesca, agricultura e turismo, a Apa também é rica em diversidade de ambientes e atividades econômicas. A biodiversidade da Apa é motivo para pesquisas científicas.

Neste ano, como parte das comemorações dos 24 anos, a Apa de Guadalupe divulga campanha de sensibilização voltada para preservação do cavalo-marinho, que no futuro se tornará em espécie bandeira da Apa. A campanha, financiada pelo Projeto Terramar, também objetiva viabilizar a implementação do Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas (Zatan) e a revisão do plano de manejo. De acordo com a gestora da Apa de Guadalupe, Joany Deodato, a publicidade se dará por meio de oficinas e produção de cartilhas.

Deodato explicou também que ao longo deste ano estão previstos o lançamento do projeto de unidade de beneficiamento de pescado, voltado para as mulheres quilombolas do Engenho Siqueira, localizado no município de Rio Formoso, e um de turismo rural de base comunitária, ambos financiados pelo Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-Mar), do Governo Federal.

Implantação- A Apa de Guadalupe foi criada pelo Decreto Estadual nº 19.635 de 13 de março de 1997. Com uma área total de 44.799 hectares, sendo 32.135ha de área continental e 12.664ha de área marítima, a Apa foi decretada como Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que tem por objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de recursos naturais. Ou seja, proteger e conservar os sistemas naturais, objetivando a melhoria e a qualidade de vida da população local que, em conjunto com a gestão da unidade, devem proteger e conservar os sistemas naturais, imprescindíveis ao ecossistema, em especial os recursos hídricos.