Unidade de conservação: RVS Serra do Giz e Esec Bita e Utinga fazem aniversário neste sábado (5)

Notícia de 7 de junho de 2021

Duas unidades de conservação, administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), fazem aniversário este sábado (5/6): o Refúgio de Vida Silvestre da Serra do Giz e a Estação Ecológica (Esec) Bita e Utinga. Para marcar as datas, a CPRH e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) produziram vídeo e cards alusivos ao aniversário, que serão divulgados durante a programação da Semana do Meio Ambiente, realizada no período de 31/03 a 05 de junho.

Criada com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de alta diversidade e relevância ambiental, além de recuperar as áreas degradadas pela ação humana, a Esec Bita e Utinga completa nove anos de criação. Situada nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na porção noroeste do território do Complexo Industrial Governador Eraldo Gueiros (Suape), a unidade abriga os dois principais mananciais hídricos da região (Bita e Utinga) e o Bioma Mata Atlântica.

A unidade abriga duas barragens, uma no Rio Bita e outra no Rio Utinga, que, atualmente, abastecem tanto o Complexo Industrial Portuário de Suape, como também o Distrito de Nossa Senhora do Ó e as vilas de Suape, Gaibú e Nazaré.

O Refúgio de Vida Silvestre da Serra do Giz completa dois anos de criação. Localizado nos municípios de Afogados da Ingazeira e Carnaíba, no Sertão do Pajeú, a unidade foi criada para proteger o bioma Caatinga. Além da proteção e a conservação da Caatinga, a unidade também preserva diversas pinturas e rupestres alguns pontos para contemplação da bela paisagem. Por toda beleza e do sítio arqueológico, o lugar atrai muitos pesquisadores e turistas, conferindo à área grande potencial para exploração.
 

 

Serra do Giz

Bita e Utinga