Operação Mata Atlântica: CPRH divulga resultado das fiscalizações realizadas em seis municípios pernambucanos

Notícia de 5 de outubro de 2021

A participação da CPRH na Operação Mata Atlântica em Pé 2021, realizada entre os dias 27 e 29/09, resultou na apreensão de quatro caminhões que faziam o transporte de madeira irregular, uma motosserra, 43,14 metros cúbicos de madeiras, embargo de 11,34 hectares de área desmatada, emissão de autos de infração e, aproximadamente, R$ 73mil em aplicação de multas. Coordenada pelo Ministério Público do Paraná, em conjunto com os Ministérios Públicos estaduais, a Operação Mata Atlântica de Pé é uma iniciativa voltada ao combate ao desmatamento e à recuperação de áreas degradas.

Dos 101,13 hectares, alvo da Operação Mata Atlântica em Pé, em Pernambuco, a CPRH fiscalizou mais de 81 hectares, localizados em seis municípios: Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Moreno e Vitória de Santo Antão. Na opinião da coordenadora de Fiscalização Ambiental da CPRH, Silvana Valdevino, a participação da equipe de fiscalização na Operação Mata Atlântica em Pé, foi muito positiva.

Valdevino destacou como positiva a adoção das medidas, como o embargo de áreas, apreensões de veículos e na aplicação das multas, por fazerem parte de ações em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação e manutenção do meio ambiente. “Avaliamos positivamente a operação. São ações pontuais com alvos extraídos de Alertas de desmatamento que somadas ao nosso trabalho diário engrandecem a fiscalização e reforçam a proteção de Mata Atlântica”, avaliou.

Em Pernambuco, a Operação contou com a participação e apoio de diversos órgãos, tais como: MPPE, Ibama, CPRH, Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).

Bioma- A Mata Atlântica ocupa uma área de 1.110.182 Km², é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Composta por diferentes formações vegetais, ela foi declarada patrimônio nacional pela Constituição Federal de 1988 e é o único bioma brasileiro a contar com uma Lei Especial que regula o seu uso. O bioma se destaca por sua ampla biodiversidade, inclusive por espécies endêmicas, que se distribui em milhares de fragmentos da região litorânea aos planaltos e serras do interior, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Rica em fauna e fora, a Mata Atlântica é composta por um conjunto de ecossistemas, entre os quais incluem as faixas litorâneas, manguezais, restingas, campos de altitude, brejos interioranos, além das florestas ombrófila mista, densa, aberta etc. Em Pernambuco já foram inventariadas 826 espécies de flora divididas em 112 famílias botânicas, considerando apenas as Angiospermas (plantas com flores). Entre as espécies, algumas ameaçadas de extinção como a _Euterpe edulis_, a _Catleya granulosa_ e _Zygostates bradei_.