
Técnicos da Unidade de Educação Ambiental (UEAM) e da Unidade de Gestão de Unidades de Conservação ( UGUC) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), realizaram, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste, oficinas de capacitação sobre o meio ambiente. A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, foi voltada para representantes da sociedade civil local, escoteiros, professores e gestores públicos municipais.
Durante o evento, a equipe ministrou palestras sobre a importância das Unidades de Conservação e a necessidade de atitudes ambientalmente corretas para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Os técnicos também orientaram a população sobre a relevância da entrega voluntária de animais, inclusive informando que esse tipo de ação não gera nenhuma punição para as pessoas que, inadvertidamente, criam animais silvestres.
O secretário de Agricultura de Brejo da Madre de Deus, Jefferson Marinho, falou da dificuldade das pessoas do município em participar de eventos de entrega voluntária de animais silvestres. Segundo o secretário, a resistência da população é por receio de sofrer alguma penalidade. “Por medo de sofrerem alguma investigação, na maioria das vezes, as pessoas preferem soltar os animais para evitar algum tipo de penalidade”, explicou.
“A entrega voluntária pode ocorrer em qualquer dia e não acarreta multa a quem está criando os animais. A CPRH espera a adesão dos moradores nesse tipo de ação” explicou a gerente de Educação Ambiental da CPRH, Lucy Regina Costa.