CPRH realiza curso de capacitação para integrantes da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Paulista

Notícia de 11 de fevereiro de 2022

Dezesseis integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e do destacamento ambiental da Guarda Municipal do município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, participaram na quarta-feira (9) do curso de manejo de fauna silvestre, ministrado do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), unidade administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O objetivo foi orientar os brigadistas nas operações de resgates de animais silvestres.

Durante a formação, os participantes receberam noções teóricas e praticas sobre o comportamento e as necessidades básicas dos animais; a forma correta de manejo e os procedimentos para contenção de aves, répteis e mamíferos. Além disso, os participantes também foram capacitados no sentido de saber como resgatar um animal em situação de risco ou acidentado de forma a amenizar o trauma até o socorro inicial das veterinárias no Cetas.

A gestora do Cetas Tangara, Joice Brito, ressaltou a importância do curso para os agentes públicos municipais, cujo trabalho de forma correta e segura será fundamental para que prefeituras executem um bom trabalho em relação à contenção animais. “É importante que as brigadas ambientais e servidores municipais façam o curso de manejo. A gestão municipal fica mais próxima da população que muitas vezes acionam as brigadas a fim de fazer os resgates dos animais silvestres. O curso, além de ajudar os agentes públicos com as técnicas seguras também vai deixar a população mais segura no momento em que se deparar com esses animais”, explicou.

Os participantes também se mostraram otimistas com o conhecimento das técnicas seguras que são utilizadas na hora dos resgates. “Nossa perspectiva é ficar mais capacitados para prestarmos á comunidade um serviço com mais segurança. Com certeza iremos utilizar da melhor forma possível os conhecimentos para resgatar esses animais que precisam do nosso apoio”, disse o guarda municipal Raul Cavalcanti.