CPRH inaugura prédio do Laboratório Professor Adaucto Silva Teixeira de análises fisio-químicas e bacteriológicas da água dos rios e praias

Notícia de 9 de março de 2022

O governador Paulo Câmara inaugurou, na manhã desta terça-feira (08/03) a sede própria do Laboratório Professor Adaucto Silva Teixeira, localizado na Praça Farias de Neves, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, unidade da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Com as novas instalações, a CPRH vai ampliar e melhorar o monitoramento da qualidade das águas dos rios, praias (balneabilidade) e reservatórios do Estado. Além do governador, participaram da solenidade a vice-governador Luciana Santos, o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, o presidente da CPRH, Djalma Paes, diretores e servidores da CPRH e autoridades de outros órgãos estaduais e municipais.

A obra foi viabilizada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da ordem de R$ 7 milhões e vai beneficiar a população pernambucana com as análises físico-químicas e bacteriológicas para a água. Desse total, R$ 4,5 milhões foram investidos nas obras físicas de infraestrutura e R$ 2,5 milhões na aquisição de móveis, equipamentos, cursos e treinamentos dos servidores que vão operar as novas máquinas.

“Temos o prazer de voltar a um ambiente como esse e vê que aquele sonho lá de trás ele se torna realidade. Eu tive a oportunidade de vir aqui ainda no início da construção e sabíamos do desafio de fazer esse laboratório, mas também sabíamos da importância de tê-lo de forma estruturada, equipada e todos os atributos necessários pra gente cumprir a missão de oferecer serviços públicos de qualidade numa área que representa o pulmão efetivo das políticas públicas do nosso estado. Com a chegada desse novo equipamento vamos aprimorar os controles das respostas mais rápidas e com segurança que nosso ar está bem monitorado, que nossos rios e nossas cidades, mas sempre respeitando a ótica da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente”, afirmou o governador.

Para o secretario estadual José Bertotti falou sobre como é feita a implementação dos projetos do Governo do Estado tem colocado como meta que é a de criar um modelo de desenvolvimento sustentável. “Mas para isso a gente precisa aferir e preciso ter precisamos ter qualidade. Soube aqui hoje, que esse laboratório deu origem a própria agência ambiental que hoje é um instrumento importante de desenvolvimento no estado de Pernambuco. Entregando esse conjunto de ações e principalmente um laboratório como esse aqui”, atestou, lembrando a importância das parcerias que se faz dentro do Governo, uma vez que a união das secretarias e órgão estaduais e municipais.

Na sua fala, o presidente da CPRH, Djalma Paes, discorreu sobre a história da Agência e dos avanços dos serviços oferecidos à população, inclusive com a construção da sede própria do Laboratório Professor Adaucto Silva Teixeira, que representam avanços conquistados ao longo dos últimos oito anos. Destacou a união da equipe da CPRH, exemplificando que a união fez com que o sonho de um prédio bem estruturado para abrigar o laboratório se tornasse realidade. “ Esse laboratório foi construído com muito trabalho.p Gostaria de citar a dedicação dos servidores homenageados; Eduardo Elvino, Andrea Xavier e Lívia Portela, do laboratório”, destacou. Hoje temos um laboratório digno do povo pernambucano. Com as novas instalações vamos poder expandir o t e oferecer os seus trabalhos para o estado de Pernambuco, para os municípios”, revelou.

Durante a solenidade, o diretor de Licenciamento Ambiental, Eduardo Elvino, e as gestoras do Laboratório, Andrea Xavier e Laís Portela, foram homenageados pela dedicação e empenho nos trabalhos da unidade de análises, além de acompanharem as obras de construção e catalogação de materiais que compõem o memorial do Laboratório Professor Adaucto Silva Teixeira, como antigos equipamentos de análises, maquinas de escrever, entre outros.

Fotos: Pedro Caldas/Semas PE