Fiscalização da CPRH desmobiliza atuação de caçadores em Serra Talhada

Notícia de 9 de março de 2022

Patrulhamento conjunto de fiscais e agentes da Polícia Militar apreendeu armas e desativou cativeiros ilegais na região do Parque da Pimenteira.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) segue com a política de prevenção e proteção da fauna do estado. No último final de semana, uma fiscalização na Unidade de Conservação Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, desmobilizou a atuação de potenciais caçadores na reserva.

A operação reuniu fiscais da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC), da CPRH, e policiais da Patrulha Comunitária Rural do 14º Batalhão da Polícia Militar durante uma fiscalização nos dias 5 e 6 de março. A iniciativa deteve três homens em um veículo, onde foram encontradas carabinas de pressão e lunetas de precisão.

Ao serem abordados, os suspeitos confessaram que se dirigiam ao local de caça à procura de mocós (kerodon rupestres), uma espécie de pequeno roedor que pesa cerca de um quilo, comum nas formações rochosas da Caatinga. O porte de instrumentos próprios para a caça em unidades de conservação é previsto como crime pela Lei nº 9.605/1998, passível de multa e detenção de seis meses a um ano. Os detidos foram levados à Delegacia de Serra Talhada, onde as espingardas e outros instrumentos utilizados para a caça foram apreendidos, e cada infrator multado em R$ 2 mil.

Ainda durante o patrulhamento, foram apreendidos sete pássaros silvestres num cativeiro ilegal na chamada Zona de Amortecimento do Parque. As aves foram examinadas e devolvidas à natureza, numa área de soltura monitorizada pela CPRH, na zona rural de Serra Talhada.

O patrulhamento realizado pelos fiscais da CPRH, nas unidades de conservação do estado, tem se mostrado uma eficiente estratégia de proteção e apoio à gestão das reservas ambientais de Pernambuco.