CPRH realiza ação de fiscalização e monitoramento na área do Refúgio de Vida Silvestres Matas do Sistema Gurjaú

Notícia de 11 de maio de 2022
Analistas do Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú, unidade de conservação (UC) administrada pela CPRH, embargaram uma construção irregular e fizeram o resgate de seis pássaros silvestres mantidos em cativeiro. Os pássaros resgatados estavam em cativeiro, em um bar que fica localizado no entorno do RVS Matas do Sistema Gurjaú. Entre as espécies que foram  resgatas estão sabiás- laranjeiras e canários- da- terra.
A fiscalização e o monitoramento na área da UC têm  o objetivo de  coibir infrações e crimes ambientais no interior e no  entorno da unidade. O RVS  Matas do Sistema Gurjaú,  localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, na Região Metropolitana do Recife, situado na bacia de proteção de mananciais, detêm  em seu interior mais de 200 nascentes de água.
Além de proteger os ambientes  naturais que garantem a existência e a reprodução de diversas espécies da fauna e da flora, a  Unidade possui também um elevado grau de relevância para a conservação do bioma Mata Atlântica, sendo considerado de extrema importância biológica para o Nordeste.

De acordo com a gestora do RVS Matas do Sistema Gurjaú, bióloga Elaine Braz, as ações de fiscalização e monitoramento são periódicas e contam com a participação de policiais do Cipoma e de servidores das Secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, de Jaboatão dos Guararapes  e do Moreno, localizadas na RMR, além das brigadas ambienteis dos respectivos municípios.