CPRH realiza operação para combater crimes ambientais em áreas de Mata Atlântica

Notícia de 31 de maio de 2022

Fiscalização identificou diversas infrações em áreas dos municípios de Abreu e Lima, Olinda, Bonito e Gravatá. Os infratores foram penalizados com multas, embargos de obras e advertências por escrito

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) tem intensificado as operações de fiscalização em defesa do bioma Mata Atlântica. Uma dessas operações, denominada “Parkia Pendula”, foi realizada entre os dias 18 e 25, deste mês, nos municípios de Abreu e Lima e Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e de Bonito e Gravatá, no Agreste pernambucano, onde foram identificadas diversas irregularidades, nas quais a equipe de fiscalização lavrou 11 autos de infração, entre eles estão a aplicação de multa no valor de R$ 114 mil e o embargo de área de 22,50 hectares.

O nome da Operação faz referência ao nome de uma árvore de grande porte que alcança 30m de altura, o visgueiro, conhecido como o “rei das matas pernambucanas”. Sua copa é aplainada e grande, e suas flores, agrupadas numa inflorescência em capítulo, pendem de seus galhos.

De acordo com a diretora de Fiscalização Ambiental, Silvana Valdevino, a operação teve o objetivo coibir os ilícitos contra o bioma Mata Atlântica, identificando áreas com desflorestamentos ilegais e educando ambientalmente a população para o combate de crimes ambientais. Entre esses ilícitos, a diretora destaca construções irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP), extração de minerais sem licença, áreas com desmates, terraplanagem irregular, entre outras.

“O objetivo dessas operações é agir rápido para coibir os possíveis crimes ambientais, com uso das geotecnologias disponíveis para a fiscalização. O principal ganho da operação é a articulação dos órgãos de forma planejada e com informações obtidas a partir de uma ação de inteligência para atuar direto no combate à degradação dos recursos naturais,” explicou a diretora.

A Parkia Pendula, coordenada pela Diretoria de Fiscalização, foi planejada pela Gerência de Inteligência, da CPRH, que levantou os alvos com base nos sistemas de alertas do MapBiomas e plataforma Brasil MAIS. As atividades contaram com a participação de policiais da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Depoma) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), além de servidores das prefeituras dos municípios de abrangência da operação.