CPRH realiza análise laboratorial nas águas dos rios onde ocorreu a mortandade de caranguejos na praia de Carne de Vaca

Notícia de 7 de junho de 2022
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Diretoria de Fiscalização, está acompanhando o caso da mortandade de caranguejos, ocorrida na praia de Carne de Vaca, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na quinta-feira (2) e na sexta-feira (03), uma equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, unidade da CPRH, acompanhada por um técnico do Laboratório Professor Adaucto Silva Teixeira, realizou a coleta da água em pontos dos rios Capibaribe Mirim, Tracunhaém, no Córrego do Inferno,   no Canal Baldo do Rio e no Rio Goiana, este último localizado dentro da  Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana, Unidade de Conservação federal.
A água coletada foi encaminhada para análises   físico-química e bacteriológica. O resultado das análises, previsto para ser divulgado até o dia 17, poderá subsidiar ações de fiscalização da CPRH, em parceria com o ICMBio,  nas áreas da Resex e da APA de Santa Cruz. De acordo com a diretora de Fiscalização, Silvana Valdevino, a CPRH está levantando as informações sobre a situação e agindo de forma integrada entre as diretorias da Agência, além do trabalho conjunto com a equipe da  Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do estado da Paraíba, que também coletou e está fazendo a análise da água dos rios que abastecem a Resex no território paraibano.
“Estamos com a investigação da causa da mortandade dos caranguejos em andamento. Levantar uma causa sem os resultados das análises não é possível, estamos analisando o contexto de forma global junto com as equipes da Sudema e do ICMBio. O caso está sendo acompanhado pela equipe da APA de Santa Cruz”, salientou a diretora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀