CPRH participa das discussões dos indicadores das espécies ameaçadas de extinção da herpetofauna no Nordeste
Notícia de 10 de junho de 2022O Encontro acontece até este sábado (11) no auditório do Museu de História Natural Professor Dias da Rocha, da Universidade Estadual do Ceará
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Diretoria de Monitoramento da Biodiversidade, participa da Oficina de Avaliação e Monitoria do Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Herpetofauna do Nordeste (PAN Herpetofauna). O evento, promovido pelo.ICMBio, ocorre até o próximo sábado (11) no auditório do Museu de História Natural Professor Dias da Rocha, da Universidade Estadual do Ceará, localizada no município de Pacoti, estado do Ceará.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Durante a oficina, os participantes fazem a avaliação dos indicadores e das metas do PAN, além das 27 ações propostas para o desenvolvimento do plano. O trabalho objetiva a redução das ameaças e ampliação do conhecimento sobre os anfíbios e répteis da região Nordeste, bem como integrar a sociedade no processo de conservação dos animais inseridos na relação das espécies ameaçadas de extinção, no prazo de cinco anos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com a gerente de Monitoramento da Biodiversidade, Patrícia Tavares, O PAN Herpetofauna do Nordeste estabelece estratégias prioritárias de conservação para oito espécies de anfíbios e 38 de répteis, considerados ameaçados de extinção, constantes da Lista Nacional e 14 espécies de anfíbios e 22 de répteis ameaçados de extinção da Lista do estado de Pernambuco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Trata-se de um esforço realizado por atores de diversas instituições, com destaque para a comunidade acadêmica e órgãos ambientais, em prol da conservação de tais espécies em ameaça, salvaguardando a biodiversidade” afirmou a gerente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀