Operação Voo Livre resgata 90 pássaros criados ilegalmente

Notícia de 9 de novembro de 2022

A Operação Voo Livre, realizada pela  Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) com o apoio da Delegacia de Polícia de Meio Ambiente de Pernambuco (Depoma), resgatou, na última terça-feira (08/11)  90 pássaros da fauna silvestre que estavam sendo criados ilegalmente, no município de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. O município  integra a Unidade de Conservação Estadual Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.

Dentre as espécies resgatadas estão:  sabiá, concriz, sibito, galo-de-campina, curió, caboclinho, canário-da-terra e tiziu. Os pássaros  foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de  Animais Silvestres (Cetras Tangara) e, quando estiverem em condições de retornar à natureza, serão devolvidos ao habitat natural.

Esta foi a quinta edição da Operação Voo Livre,  que tem como objetivo combater a criação e a venda ilegal de animais silvestres em Unidades de Conservação e no entorno delas. Além do resgate dos animais, a equipe apreendeu seis gaiolas de campo e quatro alçapões, armadilhas para captura de aves silvestres. Foram aplicados 25 autos de infração, totalizando R$ 11.400 em valor de multa, pelas infrações  ambientais.

De acordo com o analista ambiental da CPRH e coordenador da Operação Voo Livre, Thiago Costa Lima, desde que as ações foram  iniciadas, em setembro de 2022, foram resgatadas 216 aves, sendo esta última edição, a que apresentou maior quantidade de animais apreendidos. Nas edições anteriores, as ações foram realizadas nos municípios de Abreu e Lima e Paudalho, que também integram a APA Aldeia-Beberibe, e Lagoa dos Gatos, no entorno das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra Dantas e Frei Caneca.

“A prática da criação ilegal de animais silvestres, além de infração administrativa, é crime ambiental, passível de multa, conforme a Lei Federal  9605, de 1988, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Quando identificamos um flagrante de crime ambiental, temos o  dever, enquanto agentes do poder público, de agir conforme determina a lei. Lembramos que a entrega voluntária de animais silvestres isenta o infrator do pagamento da multa”, explicou Costa Lima. As entregas voluntárias podem ser feitas no Anexo da CPRH, localizado à rua Professor Edgar Altino, 145, no Poço da Panela, zona norte do Recife, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, e também no Cetras Tangara, localizado na Estrada da Mumbeca, Km 8,5  da PE-16. No Cetras as entregas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 08 às 16 horas.