Acordo de colaboração entre CPRH e Ibama fortalece Cetras Tangará

Notícia de 23 de novembro de 2022

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estreitaram os laços de cooperação através da assinatura de um acordo de cooperação mútua.

O documento, assinado pelo presidente da CPRH, Djalma Paes, estabelece a responsabilidade de cada ente na gestão partilhada do meio ambiente em Pernambuco e fortalece, em especial, a atuação do Centro de Triagem de Animais Silvestres da CPRH, o Cetras Tangarás.

O acordo prevê, entre outras atribuições, que o Ibama inclua a CPRH no Sistema de Gestão dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (sisCetas). A participação garante ao Cetras Tangará parte dos recursos provenientes de compensações de multas ambientais aplicadas pelo órgão federal.

Recurso que devem ser aplicados na manutenção e melhorias das estruturas do centro de triagem.

Através do acordo de colaboração mútua, o Ibama passar a arcar também com os custos de medicamentos para os animais acolhidos pelo Cetras Tangará, assim como designar profissionais para colaborar no trabalho no próprio centro.

Este é o segundo acordo de colaboração mútua entre a CPRH e o Ibama. O primeiro foi assinado em 2014.