Estudantes da rede pública visitam o Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú

Notícia de 2 de dezembro de 2022

Uma unidade de conservação (UC), além de todos os benefícios que proporciona para o equilíbrio ambiental, é também local de aprendizagem prática e de pesquisa. O Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), área administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente, que abrange a  zona rural dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno,  recebe estudantes, tanto  da educação básica, como  do ensino superior, além de instituições de  pesquisa, para conhecerem, de perto, as riquezas e as belezas do Refúgio.

Os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da escola estadual Eneida Rebelo, da cidade do Recife,  tiveram a oportunidade de visitar  unidade de conservação,  no último dia 28 de novembro. Foram recebidos pela equipe que trabalha no Refúgio e a gestora do local, Elaine Braz, enfatizou a importância da área, inclusive para a manutenção da água e da biodiversidade na Região Metropolitana do Recife. “O Refúgio é uma unidade de proteção integral, com relevo, solo, biodiversidade e recursos hídricos que compõem uma paisagem que os alunos, geralmente, só conhecem por meio de livros didáticos e artigos científicos. Então, é muito importante que a teoria seja vivenciada na prática. O RVS tem sido a sala de aula e o laboratório de pesquisas para diversos estudantes e professores”, explicou a gestora.

Os alunos da escola municipal Dr. Claudio Gueiros Leite, do Cabo de Santo Agostinho, também visitaram a UC, no dia 1º de dezembro, para visualizarem  o que aprenderam nas aulas teóricas de geografia, sobre os aspectos físicos e regionais locais. A professora Rosilda enfatizou: “é muito importante, para nós e para os alunos, uma visita como esta. Para vermos a área preservada, observarmos a ligação que existe entre a qualidade da água e a preservação da mata”, comentou.

Para o agendamento de aulas de campo, visitas técnicas de instituições de ensino técnico, tecnológico e superior, inclusive da pós-graduação ao RVS Gurjaú, basta ligar para o telefone (81) 3182-9016.