Governo de Pernambuco realiza audiência pública em Serra Talhada para concessão do Parque Estadual Mata da Pimenteira

Notícia de 13 de dezembro de 2022

Sociedade poderá conhecer o projeto, tirar dúvidas e sugerir contribuições em sessão que ocorrerá na próxima quinta-feira (15) no Campus da UPE no município

O Parque Estadual Mata Estadual da Pimenteira, localizado no município de Serra Talhada, no Sertão do Estado, é o foco da audiência pública que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizará, com o apoio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no dia 15 de dezembro, às 9h, na Universidade de Pernambuco, no Campus Serra Talhada, localizado à Avenida Gregório Ferraz Nogueira, sem número.

A audiência pública tem como objetivo apresentar o projeto, esclarecer dúvidas e colher contribuições da sociedade pernambucana para a concessão dos serviços atrativos e apoio à visitação de serviços e instalações, além da requalificação do Parque. O prazo da concessão é de 10 anos. Todos os arquivos referentes ao projeto e ao diálogo público estão disponíveis para download através do site www.parcerias.pe.gov.br. Interessados em contribuir com o projeto devem enviar e-mail para dialogopublico.matadapimenteira@seplag.pe.gov.br.

O secretário executivo de Parcerias e Estratégias da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), Marcelo Bruto, detalha algumas das melhorias previstas no projeto. “A proposta inclui a modernização dos mirantes e estruturação das trilhas para caminhadas, além da criação de novos atrativos para os futuros visitantes. O objetivo principal é desenvolver e apoiar o ecoturismo do parque de forma sustentável”, destaca. O projeto foi desenvolvido com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Inamara Mélo, a iniciativa é parte do esforço empreendido para melhorar a gestão e garantir a sustentabilidade das unidades de conservação. “Desenvolver a vocação turística dessas unidades é um aspecto fundamental na atração de visitantes e na sustentabilidade envolvendo a conservação do patrimônio natural do Estado. A proposta prevê ganhos não apenas para o investidor, pois toda a sociedade sairá ganhando”, ressaltou.

O Parque Estadual Mata da Pimenteira, criado em 2012, é administrado pela CPRH. É a primeira unidade de conservação do bioma Caatinga de Pernambuco e possui como atrativos o turismo de aventura e natureza, com rapel, além de turismo científico e observação de flora e fauna da Caatinga. Está localizada em uma área total de 887,24 hectares e foi criada com o objetivo de preservação dos ecossistemas, a fim de possibilitar o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de ecoturismo.