Trabalho de fiscalização e educação ambiental na praia de Tamandaré

Notícia de 17 de janeiro de 2023

Sol e mar: combinação perfeita para quem está aproveitando os dias de verão. E o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), está trabalhando para que o momento de lazer nas praias pernambucanas seja também de respeito ao meio ambiente.

No município de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, em uma ação conjunta realizada pela CPRH e a Prefeitura de Tamandaré, foram fiscalizados barcos, lanchas e catamarãs.

De acordo com Carlos Alberto da Silva , agente de fiscalização da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, unidade de conservação administrada pela CPRH, o responsável por um catamarã foi autuado, porque estava realizando festa em área estuarina, na praia dos Carneiros, infringindo o Decreto Estadual nº 50.049/2021, que trata do Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas (Zatan).

A equipe também fiscalizou a velocidade das embarcações, para identificar o cumprimento da velocidade permitida e se elas estavam ancoradas em locais adequados. Outro ponto importante foi a observação quanto à distância que as embarcações estavam mantendo em áreas onde se encontravam os banhistas. A Prefeitura de Tamandaré instalou sinalizações náuticas delimitando as áreas exclusivas para banho, com o objetivo de promover maior segurança aos banhistas e, com isso, facilitará também a identificação dessas áreas pelos condutores de embarcações.