CPRH participa de congresso nordestino de animais silvestres

Notícia de 18 de abril de 2023

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) esteve representada no V Congresso Nordestino de Animais Silvestres (CNAS), ocorrido nos dias 11, 12 e 13, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, pelos gestores Geraldo Moura, Iran Vasconcelos. Os dois representantes da Agência proferiram palestras sobre temas relacionados às mudanças climáticas e ao tráfico, apreensão e reabilitação de animais silvestres. O evento, voltado para estudantes de nível superior, pós-graduando e profissionais da área, objetivou permitir aos alunos o acesso e auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes e permitir o acesso a conteúdos científicos.

Durante o evento, o diretor de Monitoramento Ambiental e Inovação da CPRH, professor e pesquisador Geraldo Moura, abordou o tema “O Impacto do aquecimento global sobre a socioagrobiodiversidade: verdade ou falácia?” e o gerente da Gerência de Fauna, Iran Vasconcelos, falou sobre “Conservação, predação, tráfico e apreensão de animais silvestres”.

Na sua apresentação, Geraldo Moura discorreu sobre as mudanças climáticas, desde a era paleozoica até os dias atuais. Segundo Moura, essas alterações colocam em risco várias espécies, podendo até, levar a extinção. Como exemplo, ele citou um estudo, realizado pela CPRH, que aponta que, só em Pernambuco, existem 14 espécies de anfíbios e 22 de répteis, entre outras, que estão ameaçadas de extinção.

Na opinião do professor o CNAS representa uma das mais importantes alternativa para as pessoas pararem para se preocupar com a biodiversidade silvestre. “Apenas ela (biodiversidade silvestre) que é a que mais requer atenção e tem o maior percentual de risco de espécie desaparecer. É uma semana que se para e se debruça sobre as estratégias que se tenta evitar esse desaparecimento. Embora seja um evento nordestino, o Congresso tem potencial para se transformar em um evento nacional, uma vez que as outras regiões do país não fazem e evento com essa exclusividade e essa especificidade”, ressaltou Geraldo Moura.

Por sua vez, o gerente de Fauna, Iran Vasconcelos, abordou os desafios da gestão de fauna em Pernambuco. Durante sua apresentação, Vasconcelos esclareceu várias dúvidas e destacou pontos da conservação, predação e tráfico de animais silvestres. “O evento foi de grande relevância para construção de conhecimentos sobre o tema para e ambas as partes (preletor e congressistas), e que é muito importante a participação dos órgãos governamentais em eventos da academia, por trazer uma visão prática na execução da teoria aprendida pelo corpo docente por fim todos ganham muito neste processo”, atestou Vasconcelos.