CPRH realiza vistoria nas Unidades de Conservação (UC) Pedra D`Antas e Frei Caneca

Notícia de 22 de maio de 2023

Na fiscalização foram encontrados desmatamento de cinco hectares e fornos para produção de carvão.

Desmatamento de mais de cinco hectares de Mata Atlântica foi flagrado pela equipe de fiscais da Gerência de Unidades de Conservação, da Agência Estadual de meio Ambiente (CPRH), no município de Lagoa dos Gatos, no Agreste Central. No local, localizado no entono da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra D’Antas, os fiscais encontraram e destruíram fornos utilizados na queima da madeira para produção de carvão e apreenderam 27 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiros.


Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), onde vão passar por um período de reabilitação e, em seguida, devolvidos à natureza. De acordo o coordenador da ação, Cosme de Castro Júnior, durante a Operação Voo Livre, realizada nessa mesma área, no final do ano passado, foram apreendidos 47 pássaros de diversas espécies.
A ação, realizada nos dias 16 e 17/05, foi desencadeada por conta de uma denúncia de desmatamento na RPPN (federal) Frei Caneca, no município de Jaqueira, na da Mata Sul, vizinha à unidade de conservação estadual Pedra D’ Antas, administrada pela CPRH.
Em Jaqueira, local da denúncia, a equipe vistoriou pontos citados na denúncia e não encontrou nenhum sinal de desmatamento, exceto em uma área abaixo da linha de transmissão e distribuição de energia elétrica, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).


Quanto à plantação de macaxeira, bananas, laranjas, entre outras no interior da UC Frei Caneca, cultivados por posseiros, a fiscalização da CPRH afirmou já existir um processo judicial de reintegração de posse, impetrado pelo proprietário da RPPN. De posse desses dados, a Agência vai elaborar um relatório e enviar para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) sobre o ocorrido.