CPRH participa da apresentação dos Programas Básico Ambientais fase III da Refinaria Abreu e Lima
Notícia de 20 de junho de 2023Servidores da CPRH participaram, na manhã desta segunda-feira (19), do workshop dos Programas Básico Ambientais (PBA 3) da Refinaria Abreu e Lima (Renest). O evento ocorreu no auditório do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Durante o encontro, professores da UFPE apresentaram os resultados da fase III destes programas que se iniciaram no Estudo de Impacto Ambiental da refinaria. Provocado pela Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLAM) da CPRH, o workshop teve o objetivo de apresentar o trabalho que vem sendo realizado, tirar dúvidas, além de colher sugestões e recomendações para a continuidade dos trabalhos.
Entre eles, o programa para a proteção e a recuperação dos estuários dos rios Ipojuca, Massangana e Tatuoca; ferramenta para o monitoramento ambiental da área de entorno do emissário submarino da refinaria; modelagem matemática para otimização da quantidade e qualidade da água dos sistemas Bita, Utinga e bacia do rio Ipojuca e o aporte sedimentar e sedimentação nas áreas das barragens Engenho Maranhão, Bita e Utinga.
De acordo com o gerente de Controle de Fontes Industriais da CPRH, Hellder Nogueira, o material que foi apresentado no workshop será avaliado pelos integrantes das diversas diretorias da CPRH. A medida visa à melhoria do monitoramento ambiental da refinaria, tanto no mar onde está localizado o emissário dos efluentes, bem como o estudo dos estuários da área, e das barragens de Bita e Utinga que são essenciais para o fornecimento de água para todo o Complexo Industrial e Portuário de Suape.
Na opinião do vice-reitor da UFPE, professor Moacyr Cunha de Araújo Filho, o encontro dos três órgãos que participam das discussões sobre o PBA da refinaria é muito importante porque cada um apresentou contribuições para a melhoria dos trabalhos, a fim de que sejam feitos os ajustes necessários.