Servidores da CPRH participam do II Encontro dos Pesquisadores do Laboratório de Avaliação Recuperação e Restauração de Ecossistemas

Notícia de 11 de julho de 2023

Desta terça-feira (11) até a sexta-feira (14), dois servidores da CPRH, que também são pesquisadores do Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE, Elaine Braz (gestora da RVS Gurjaú) e Adeilton Vidal, participam do II Encontro dos Pesquisadores do Laboratório de Avaliação Recuperação e Restauração de Ecossistemas (ARREÁgua). Evento de apresentação de suas pesquisas científicas à comunidade acadêmica.

O encontro, realizado no auditório da Associação dos Docentes da UFPE (ADUFPE) reúne 16 pesquisadores palestrantes, dentre professores, mestrandos e doutorandos da UFPE. Entre eles, Elaine Braz que vai apresentar sua pesquisa de doutorado que aborda o monitoramento de riachos com diferentes usos do solo em unidades de conservação, desenvolvida também em parceria com o laboratório da CPRH, onde serão realizadas as análises da água para o cálculo dos Índices Estado Trófico (IET) dos corpos hídricos pesquisados.

Já o servidor Adeilton Vidal ministra a oficina “Análise da cobertura do uso da terra utilizando o MapBiomas utilizando o Google Earth Engine (GEE) e QGIS”. Durante sua explanação, Adeilton vai apresentar sua pesquisa de mestrado sobre os efeitos das inundações no ecossistema estuarino da bacia hidrográfica do Rio Goiana, que além da apresentação do seu trabalho mediará oficinas de uso de geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais.

O II Encontro dos Pesquisadores do ARREÁgua objetiva compreender e estudar os conceitos e mecanismos subjacentes às complexidades da Ciência envolvendo os diversos ecossistemas e fortalecer as comunidades tradicionais.