CPRH devolve 46 animais silvestres a natureza

Notícia de 7 de agosto de 2023

Papagaios, jabutis e pássaros de diversas espécies foram soltos na Caatinga pernambucana

Quarenta e seis animais silvestres reabilitados pela equipe da  Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), voltaram a viver livre na natureza. A soltura foi realizada, nesta semana, em uma área da Caatinga do sertão pernambucano.

Esse animais chegaram ao Cetras Tangara por meio de apreensão em operações de combate ao trafico de animais silvestres, criatórios ilegais ou pela entrega voluntária. Estre as espécies que ganharam a liberdade estão 23 papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) e um tuim (Forpus xanthopterygius), espécies que estão na lista vermelha de animais ameaçados de extinção.

Além de cinco jabutis (Chelonoidis carbonária), que embora estejam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção como LC (Pouco Preocupante), em Pernambuco encontram-se na classificação EN (Em Perigo), de acordo com a classificação adotada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).  Essa classificação significa que as espécies incluídas nesse grupo podem enfrentar um processo de extinção.

Pássaros- Dos 46 animais que fizeram parte da soltura, 19 foram de pássaros silvestres. Entre os que ganharam a liberdade estão galos- de- campina (Paroaria dominicana), rolinha- cascavel (Columbina squammata) e rolinha-caldo-de-feijão (Columbina talpacoti), papa- capim (Sporophila nigricollis), sibitos (Coereba flaveola), sabiá- laranjeira (Turdus rufiventris) e graúna (Gnorimopsar chopi), entre outros.

A inciativa tem por meta ampliar e refaunar a área de caatinga preservada. A perspectiva é que a presença da fauna nesses locais aumente o equilíbrio ecológico dos fragmentos florestais.