CPRH participa de seminário para o desenvolvimento sustentável em Carneiros

Notícia de 16 de agosto de 2023

Representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) participaram do I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável em Carneiros, que o ocorreu nesta terça-feira (15), em Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco.

A gerente de fiscalização de recursos naturais da Agência, Elba Borges, apresentou um panorama do que a CPRH, por meio da gestão da APA – Área de Proteção Ambiental – de Guadalupe, vem realizando na região: curso de capacitação em conduta responsável para os barqueiros da região da,as novas placas de sinalização das áreas de banhistas e da área terrestre e a aquisição do novo barco flexboat, para auxílio nas fiscalizações marítimas.

De acordo com a gerente, o estudo de capacidade de suporte da APA está sendo analisado pela assessoria jurídica da Agência. Esse estudo mostra a capacidade máxima de cada ambiente para receber, por dia, turistas e moradores da região, evitando que o ambiente seja degradado. Elba Borges também informou de ações futuras para a região, como o cadastramento do turismo náutico e das embarcações particulares e o plano de fiscalização integrada.

“Hoje atuamos na fiscalização preventiva, mostrando aos operadores de turismo o que pode e o que não pode ser feito na região, para que tenhamos um turismo que seja economicamente viável e, principalmente, sem degradar o meio ambiente. Mas também alertamos que teremos as fiscalizações corretivas, cobrando que a legislação seja cumprida”, explicou.

Com base nos três pilares do turismo sustentável –  ambiental, econômico e social – foram apresentados exemplos de locais que buscam desenvolver o turismo sustentável  com sucesso, como o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco; Bonito (MS) e Vale do Iguape (BA). Os participantes puderam, ao final do encontro, tirar dúvidas sobre o assunto com a gerente de fiscalização de recursos naturais e com a gestora da APA de Guadalupe, Joany Deodato, que coordena as ações na região.

O seminário foi promovido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas); ICMBio; Prefeituras  de Rio Formoso, Sirinhaém e de Tamandaré; além de representantes de operadores de turismo e de pescadores da região.