Loading...
    >
  • CPRH participa de exercício simulado de emergência no Porto de Suape

destaques, Sem categoria

CPRH participa de exercício simulado de emergência no Porto de Suape

3 min. de leitura

Representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) participaram nesta quarta-feira, 23, do exercício simulado anual de emergência do Porto de Suape, no município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. O evento, que ocorreu na Torre de Controle e em um trecho do atracadouro, serviu para testar os procedimentos operacionais em caso de incidente de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional.

Durante a simulação, os agentes ambientais da CPRH puderam analisar as ações de resposta aos incidentes e também contribuir com sugestões para melhorias. O Plano de Emergência Individual (PEI) do Porto de Suape, coordenado pela CPRH, é uma exigência Legal para o licenciamento do porto, conforme previsto na Lei Federal Nº 9.966/2000.

“A gente analisa os planos de emergência individual, participa dos simulados, e acompanha a guarda desses equipamentos. Participamos desses simulados como se fôssemos auditores. Nós vemos se todas as ações estão no plano e analisamos se houve alguma falha, se o plano precisa de alguma melhoria e se o tempo de resposta está adequado”, explicou Maria do Carmo Tavares, química industrial da CPRH.

A simulação usou como cenário o encalhe de uma embarcação e poluição marinha. Na resposta à emergência, foram empregados embarcações, barreiras de contenção, mantas absorventes, recolhedores e tanques flutuantes, além de pessoal devidamente treinado da empresa contratada para o serviço de prontidão ambiental. O treinamento também contou com a presença de representantes do Ibama, Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, e Defesa Civil de Ipojuca.

Como órgão ambiental do estado, a CPRH deve ser informada imediatamente em caso de incidentes; e as ações de resposta só podem ser encerradas após análise e autorização do órgão.

A CPRH é coordenadora do plano de emergência de área do complexo portuário de Suape, então a gente analisa os planos de emergência individual, participa dos simulados, e acompanha a guarda desses equipamentos. A gente faz as vistorias pra saber se esses equipamentos estão nos locais corretos.
A gente participa desses simulados como se fossemos auditores, como avaliadores. A gente vê todas as ações que estão no plano. E ai a gente analisa se houve alguma falha, se o plano precisa de alguma melhoria, se o tempo de resposta está adequado. Maria do Carmo Tavares  – Química Industrial da CPRH.


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

CPRH discute elaboração de Plano de Área do Porto de Suape

Representantes de empresas instaladas no Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife, participaram, nesta terça-feira (27), de uma...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

Governo de Pernambuco realiza audiência pública em Serra Talhada para concessão do Parque Estadual Mata da Pimenteira

Sociedade poderá conhecer o projeto, tirar dúvidas e sugerir contribuições em sessão que ocorrerá na próxima quinta-feira (15) no Campus...

3 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH inicia retirada dos animais do Parque 13 de Maio

A Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH começou, nesta sexta-feira (20), o processo de retirada dos animais no zoológico do Parque 13 de...

2 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia