Liberdade: CPRH devolve 315 animais silvestres aos seus habitats naturais

Notícia de 12 de setembro de 2023

Soltura ocorreu na véspera do feriado da Independência do Brasil, em uma área de Caatinga, localizada no Sertão Central de Pernambuco

Mais de 300 animais silvestres foram soltos na manhã na última quarta-feira (6/09) em Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco. Frutos de apreensões, entregas voluntárias ou de resgates, os animais estavam sob os cuidados da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Silvestres (Cetras Tangara), onde receberam cuidados especiais para poder retornar com segurança à natureza.

Entre eles, 290 pássaros, dos quais, 110 da espécie galo-de-campina (_Paroaria dominicana_) repatriados em meados do mês de agosto, do estado de São Paulo, onde ficaram um tempo confinados no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS).

Além dos galos- de- campinas, também foram soltos 180 pássaros da caatinga de diversas espécies como: sibitos (_Coereba flaveola_) sabiás-laranjeiras (_Turdus rufiventris_), tico-ticos (_Zonotrichia capensis_), estevãos (_Saltator similis_), cravinas (_Coryphospingus pileatus_), canários-da-terra (_Sicales flaveola_), patativas (_Sporophila albogularis_), concrizes (_Icterus jamacaii_), graúnas (_Gnorimopsa chopi_), caboclinhos (_Sporophila bouvreuil_), entre outras.

Os servidores da CPRH também fizeram a soltura de 11 serpentes, sendo nove cascavéis (_Crotalus durissus_) e duas coral-verdadeiras (Micrurus lemniscatus) e 14 jabutis (_Chelonoidis carbonária_), que embora estejam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção como LC (Pouco Preocupante), em Pernambuco encontram-se na classificação EN (Em Perigo), de acordo com a classificação adotada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Cuja classificação significa que as espécies incluídas nesse grupo podem enfrentar um processo de extinção.