GT das unidades de conservação se reúne na CPRH

Notícia de 21 de setembro de 2023

Na última quarta-feira, 20, o Grupo de Trabalho das Unidades de Conservação se reuniu na sede da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, no Recife. Na pauta do encontro, a apresentação do diagnóstico das necessidades de cada uma das UC’s.

Além da CPRH e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – Semas, órgãos que compõem o GT, também participaram da reunião representantes da Secretaria de Projetos Estratégicos do estado e da empresa Delivery Associates – consultoria especialista em desenvolvimento de modelos de gestão.

Com o diagnóstico apresentado, o grupo poderá criar estratégias personalizadas de gestão das UC’s do estado, entendendo as características e prioridades de cada uma.

“Nós temos diversas unidades de conservação instituídas no estado e a gente precisa avançar na gestão. Isso é um gargalo de muito tempo. Nós temos tido o apoio, suporte e interação com a Secretaria de Projetos Estratégicos do Governo do Pernambuco. Essa parceria com a Sepe vai ser fundamental para que a gente acelere o processo e que tenhamos os melhores resultados e o melhor desenho quanto à gestão dessas UCs em Pernambuco.”, explicou Walber Santana, secretário executivo de meio ambiente da Semas.

O estado de Pernambuco possui 90 Unidades de Conservação Estaduais, sendo 43 de Proteção Integral e 47 de Uso Sustentável. Entre as Unidades de Proteção Integral estão 3 Estações Ecológicas (ESEC), 5 Parques Estaduais (PE) e 34 Refúgios da Vida Silvestre (RVS) e 1 Monumento Natural (MONA). Já entre as Unidades de Uso sustentável figuram 21 Áreas de Proteção Ambiental (APAs), 8 Reservas de Floresta Urbana (FURBs) e 17 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPNNs) e 1 Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).