CPRH realiza capacitação para prefeituras do agreste sobre utilização do solo

Notícia de 20 de outubro de 2023

A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH realizou, na última terça-feira (17), uma capacitação com secretários de agricultura do agreste do estado

No encontro, que aconteceu na cidade de Belo Jardim, representantes das diretorias de fiscalização e licenciamento abordaram e esclareceram dúvidas sobre as atribuições do estado e a dos municípios, atividades passíveis de licenciamento ambiental, autorização de supressão de vegetação – ASV, desassoreamento de curso d’água, Sistema Sisam e sobre o trabalho de fiscalização.

“O evento foi de suma importância, não só para as secretarias de agricultura municipais, mas também para a CPRH. A partir de hoje, as ações de fiscalização ambiental também serão impactadas. Os municípios, a partir do que foi passado aqui, vão replicar para os agricultores, principalmente a questão do licenciamento ambiental, como proceder, como utilizar o Sisam, entre outros assuntos que foram abordados”, explicou o diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Maviel Torchia.

Participaram do encontro o Diretor de Fiscalização Ambiental da Agência, Maviael Torchia; a chefe da Unidade de Licenciamento da CPRH, Iranilda Ramalho; o gerente do setor de Uso do Solo da CPRH, Marcos Tibério; o Subcomandante da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – Cipoma, Major Farias, além dos representantes dos municípios de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbo, São Caetano, Caruaru, São Bento.

“É muito importante esse apoio que a CPRH nos deu esclarecendo várias demandas. Acredito que o relacionamento entre os órgãos vai melhorar, e a população vai poder explorar da melhor forma o solo. Foi um encontro onde tudo ficou muito bem esclarecido, tanto para mim quando para os demais participantes.”, explicou o Secretário de Agricultura de Belo Jardim, Francisco das Chagas.