Grupo Baterias Moura anuncia nova fábrica focada em reciclagem e na sustentabilidade

Notícia de 17 de novembro de 2023

Na última quinta-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) visitaram o Complexo Industrial do grupo Baterias Moura, em Belo Jardim, no agreste pernambucano.

Desenvolver ações que reduzam os impactos ambientais são desafios enfrentados por grandes fabricantes brasileiras. E essa provocação começa no planejamento da planta da fábrica, onde os métodos e as práticas devem ser norteadas pela sustentabilidade.

E é com esse conceito que o grupo Baterias Moura anuncia a nova planta – a sexta unidade em Pernambuco – com o foco para a reciclagem de baterias e metais. A nova fábrica possui o investimento de R$ 600 mil e deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2024.

“Quando a gente vê aqui, em Belo Jardim, uma empresa tão forte e líder internacionalmente, materializar para a gente que é possível unir o compromisso intelectual com um comprometimento ambiental muito forte. Isso dá ainda mais gás e mais força para a gente de demonstrar e cobrar dos outros e é assim que a gente faz Pernambuco crescer”, ressalta a secretária da Semas-PE, Ana Luiza Ferreira.

Representando a Semas-PE estiveram presentes: a secretária Ana Luiza Ferreira; a secretária executiva de sustentabilidade, Karla Godoy; o secretário executivo de meio ambiente, Walber Santana, o chefe de gabinete, Danilo Nogueira e a gerente geral de projetos estratégicos e ASG, Marcella Régnier.

Pela CPRH, também participaram: O diretor-presidente, José de Anchieta; o diretor de licenciamento ambiental, Eduardo Elvino; o diretor de fiscalização ambiental, Maviael Torchia e o gerente da Unidade de Fontes Indústriais, Hellder Nogueira.

Logística Reversa

“Toda bateria comercializada é reciclada de alguma forma. Há mais de 35 anos trabalhamos dessa forma. Conseguimos reciclar o chumbo, que é cerca de 60% da composição da bateria e um metal que não se degenera”, ressalta Flávio Bruno, diretor de metais e sustentabilidade da Baterias Moura.

Além de conseguir reciclar o chumbo e o plástico, uma das metas da nova unidade é incluir o ácido sulfúrico no processo de reciclagem. Atualmente, o grupo apenas trata o material. “Com a nova fábrica, o ácido vai ser reaproveitado na produção das novas baterias”, explica o gerente industrial da Baterias Moura, Edgar Santos.

Programa Moura Carbono Zero

O complexo industrial da Baterias Moura, em Belo Jardim, possui 100% da energia renovável, principalmente eólica desde 2022. “Já conseguimos alcançar 30% da redução de emissão de gases de efeito estufa com a substituição do gás carbônico pelo oxigênio nos processos fabris”, enfatiza Emydio Clemente, engenheiro industrial da Metalúrgica Moura.

Um grupo de trabalho será criado na empresa para a realização de um projeto voltado para a descarbonização. Além disso, uma reserva ambiental de 347 hectares será construída em Belo Jardim. “Vamos preservar cerca de 35 nascentes e áreas de transição da Caatinga”, conta Eunice Castro, gerente de sustentabilidade da Baterias Moura.