CPRH participa de ações voltadas para regularização de cooperativa de catadores de material reciclado no munícipio do Carpina

Notícia de 7 de dezembro de 2023

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLAM) está empenhada em assegurar a manutenção dos descartes dos resíduos de forma correta, além de cobrar dos órgãos municipais ações que viabilizem mais agilidade, comprometimento e responsabilidade na destinação adequada dos resíduos que venham beneficiar a saúde da população bem como o meio ambiente. Iniciativa que visa garantir a estabilidade da meta do fim dos lixões a céu aberto.

Diante desta perspectiva, a Agência, por meio da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (UIGA) Carpina, participou de uma audiência pública sobre a regularização da Cooperativa de Catadores de Carpina (COOPCACARP), junto à gestão municipal, localizada na Mata Norte do estado. O encontro, promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), contou com a participação de integrantes do órgão, gestão da Uiga Carpina, o prefeito da cidade, promotores e procuradores municipais, além de representante da Câmara Municipal de Carpina e da COOPCACARP.

Após as discursões, o Poder Público Municipal destacou o trabalho da CPRH junto ao município e se comprometeu em dar início à implementação do Plano de Coleta Seletiva e Fomento à Separação de Resíduos Sólidos, além de enviar encaminhar Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, para a criação e aprovação de repasse de valores financeiros em favor da COOPCACARP.

A CPRH, por sua vez, ficará responsável por realizar reuniões com representantes da cooperativa e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de promover capacitações sobre o gerenciamento da COOPCACARP. Na opinião da gestora da UIGA Carpina, Aurenita Vasconcelos, o sucesso da cooperativa será possível caso a gestão seja compartilhada. “O compartilhamento dever ser, inclusive, com a divisão de funções, nos moldes da cooperativa de Paudalho, que é exitosa no assunto”, apontou a gestora.