CPRH recebe 85 aves silvestres vítimas do tráfico de animais

Notícia de 19 de fevereiro de 2024

 

Ação conjunta da Agência CPRH, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil de Salgueiro resultou na detenção de dois homens que traficavam 85 aves silvestres, na BR 232.
Os infratores foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal,  no  município de Verdejante, no Sertão do estado, quando  foi identificado o tráfico de 85 aves silvestres,  sendo 80 graúnas e cinco papagaios. A CPRH foi acionada pela PRF, por se  tratar de crime ambiental.
De acordo com o gerente da Unidade de Gestão de Fauna Silvestre da CPRH, Iran Vasconcelos, os infratores relataram que os  animais  transportados seriam vendidos no estado de Rio Grande do Norte. Cada um dos autuados recebeu Auto de Infração da CPRH,  com multa no valor R$ 80 mil reais, e foram detidos,  para aguardar a audiência de custódia.
“Foi um trabalho de sucesso, graças à integração da CPRH com as polícias. Estamos agindo conjuntamente, para deter o tráfico de animais silvestres em Pernambuco”, comentou o gerente. Os animais resgatados foram conduzidos para  o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras Tangara), unidade da CPRH no Recife, onde receberam alimentação e cuidados.
“Eles estavam bastante assustados e alguns, bem debilitados. Agora, vamos cuidar para que se recuperem e, quando habilitados, retornem à natureza”, explicou Vasconcelos.