CPRH embarga área de extração ilegal de areia em Goiana

Notícia de 29 de fevereiro de 2024

A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH embargou, na manhã desta quinta-feira (29), uma área de aproximadamente 1 hectare utilizada para extração ilegal de areia, no município de Goiana, no litoral norte do estado. O embargo ocorreu durante a Operação Areia Legal, realizada de forma conjunta entre a CPRH, Polícia Federal e a Agência Nacional de Mineração. Na operação, a proprietária do local recebeu dois autos de infração da CPRH: a do embargo da aérea e a da aplicação de multa, no valor de R$ 53 mil.

Os fiscais da CPRH identificaram que a proprietária do local possuía licença de pesquisa e extração mineral da agência CPRH, mas a mesma estava vinculada à autorização da Agência Nacional de Mineração, que estava vencida desde outubro de 2023. Sendo assim, a licença da Agência Estadual estava automaticamente inválida.

“A proprietária do local possuía licença de pesquisa e extração mineral da agência CPRH, mas a mesma estava vinculada à autorização da Agência Nacional de Mineração, que estava vencida desde outubro de 2023. Sendo assim, a licença da Agência CPRH estava automaticamente inválida”, explicou o diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Maviael Torchia.

No local, foram encontrados um caminhão carregado de areia, uma retroescavadeira e duas dragas para extração. Quatro pessoas foram detidas e encaminhadas para a delegacia da Polícia Federal, no Recife, por suspeita de usurpação de bens da união. “Também serão investigados pelos crimes ambientais de extração de minério em Área de Preservação Permanente – APP, destruir e danificar floresta de APP e impedir e dificultar a regeneração natural de florestas”, comentou Torchia.